Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 19 e 20 de março, 71% dos brasileiros consideram a democracia como a melhor forma possível de governo. No entanto, apenas 7% acreditam que em certas circunstâncias uma ditadura seria preferível. Por outro lado, 18% dos entrevistados afirmam que tanto faz se o país vive sob o regime democrático ou não. Apesar da preferência pela democracia, a pesquisa revela que muitos brasileiros estão insatisfeitos com o atual sistema, classificando-o como problemático.

Esta pesquisa marca a trigésima vez em que o instituto avalia a disposição democrática no país, desde setembro de 1989, um mês antes da primeira eleição presidencial direta após o fim da ditadura militar em 1985. O atual apoio de 71% à democracia está entre os mais altos registrados ao longo desse período. No entanto, houve uma queda em relação ao pico de 79% observado em outubro de 2022.

Esse declínio coincide com um período em que o então presidente Jair Bolsonaro promovia abertamente sua campanha contra o sistema eleitoral, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, que ele acabou perdendo para Lula. O apoio à democracia caiu para 74% na ocasião seguinte em que o Datafolha questionou isso a eleitores, em dezembro de 2023. Em relação àquela rodada anterior, o “tanto faz” oscilou três pontos percentuais para cima, enquanto a aceitação da ditadura ficou no mesmo patamar.

Pesquisa do Datafolha. | Foto: Folha de São Paulo

O maior apoio ao regime democrático é observado entre a classe média e os mais ricos. Entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos, o apoio é de 87%, aumentando para 85% na faixa de renda mais alta. Por outro lado, as mulheres são o grupo menos entusiasmado, com 66% de apoio.

Quando se trata da posição política dos entrevistados, não há diferenças significativas de opinião. No entanto, essas diferenças se tornam evidentes quando o Datafolha questiona o grau de satisfação e avaliação da democracia brasileira.

Entre fevereiro de 2014 e agora, houve um aumento de 9% para 18% naqueles que se dizem muito satisfeitos com o regime democrático. Aqueles que se consideram um pouco satisfeitos diminuíram de 59% para 53%, enquanto os insatisfeitos oscilaram de 28% para 27%.

O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.