Curso de Agronomia no IF Goiano de Cristalina é conquista histórica para a cidade

Implantação foi viabilizada por emenda da ex-senadora da República por Goiás Lúcia Vânia. “Vai mudar a vida de muitas famílias”, comemora o prefeito

Prefeito Daniel e o professor Eduardo Vasconcelos, diretor do IF Goiano em Cristalina | Foto: Divulgação

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, o Daniel do Sindicato, não esconde o seu contentamento com o anúncio feito, na semana passada, do primeiro vestibular para o curso de Agronomia no campus local do Instituto Federal Goiano. As inscrições já estão abertas e a conquista é uma luta que o prefeito trava desde o primeiro ano do seu mandato, articulando em Brasília e Goiânia para levar ao jovem cristalinense a oportunidade de fazer um curso ligado à vocação do município – Agricultura – de forma gratuita e integral, de onde o acadêmico sairá preparado para o mercado de trabalho.

Ao lado do diretor do campus, professor Eduardo Vasconcelos, que atuou ao seu lado desde o início, Daniel comemorou o presente que a cidade recebeu neste fim de ano. “É um sonho para nós e para nossos jovens. É a primeira vez na história que teremos um curso desta importância em Cristalina, o qual vai mudar a vida de muitas famílias”, afirma Daniel, explicando que foi necessária a ajuda de muitas pessoas para alcançar este objetivo.

Daniel ao lado de Lúcia Vânia, que viabilizou o curso de agronomia e a transformação do IF de Cristalina em campus | Foto: Divulgação

Emenda

Ele começa citando a ex-senadora Lúcia Vânia, de quem é admirador e afilhado político. “Lúcia Vânia sempre teve a mão estendida para nós e foi responsável direta pela transformação do IF de Cristalina em campus e pela aprovação do curso de agronomia junto ao MEC”, conta Daniel, lembrando ainda que ela foi autora da emenda ao Orçamento da União que liberou R$ 1.400.000,00 para a construção de salas de aula e auditório na sede do IF.

O prefeito também lembra de nomes que contribuíram decisivamente para a implantação do curso, como do então reitor do IF, Vicente Pereira; do deputado federal Major Vitor Hugo, líder do Governo Bolsonaro na Câmara, que o levou ao ministro da Educação, Abrahan Weintraub, para liberar a contratação de professores para o curso; e do empresário Jelson Bedin, que de forma totalmente desprendida doou 80 hectares para serem utilizados pelos professores e alunos que estarão envolvidos no curso que chega em um momento especial para os cristalinenses.

“A soma de todos esses esforços e o perfil econômico do município favorecem o curso de agronomia, que será um marco na vida de todos os cidadãos que acreditaram e acreditam no nosso trabalho. A cidade está recebendo um verdadeiro presente de Natal”, destacou Daniel que, além de comemorar esse feito, está muito feliz porque outras áreas da sua gestão não estão esquecidas, como a saúde, por exemplo, a qual está recebendo o início de uma grande reforma e ampliação no hospital municipal, o qual, dentre outros benefícios, terá sua quantidade de leitos praticamente triplicada.

“Estamos encerrando o ano com muito trabalho e muitas conquistas, o que vai permitir que a gente comece 2020 cheio de esperanças e com o vigor renovado”, concluiu o satisfeito prefeito de Cristalina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.