Cúpula peemedebista exigirá posicionamento de Friboi quanto atuação na pré-campanha
12 maio 2014 às 12h28
COMPARTILHAR
Tanto peemedebistas ligados ao empresário como iristas estão preocupados com pouca movimentação desde que Iris Rezende retirou seu nome. Reunião da executiva do PMDB também discute sobre a formação de alianças
A preocupação com o andamento da pré-campanha do empresário Júnior Friboi ao governo estadual é o principal ponto citado como dificuldade por parte de integrantes do PMDB, que se reúne na manhã desta segunda-feira (12/5) com a executiva do partido para nova rodada de conversas no diretório estadual, no Setor Aeroporto, em Goiânia.
Membro da executiva, o deputado Nélio Fortunato afirmou ao Jornal Opção Online que a estagnação das movimentações de Júnior Friboi preocupa a legenda. Por isso, será exigido que a cúpula peemedebista cobre um posicionamento do pré-candidato, que passará por cirurgia de hérnia umbilical na terça-feira (13) e poderá ficar em repouso por cerca de 15 dias. O parlamentar considerou ainda que a possibilidade de uma candidatura do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende é assunto superado após a desistência do líder.
[relacionadas artigos=”3976″]
Já o ex-deputado José Nelto defende agora que o PMDB faça chapa com PT, PDT e PCdoB com Júnior Friboi e o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, pré-candidato do PT, na vice, e Iris no Senado. Para isso, sugeriu como coordenador de campanha o deputado federal Sandro Mabel. “Tem que ter alguém à altura [do partido] para comandar”, avaliou, completando que não tem nada contra o atual coordenador, o também deputado federal Leandro Vilela. No entanto, o irista disse que o parlamentar não foi comunicado oficialmente a respeito.
Até a desistência de Iris Rezende há pouco menos de um mês, José Nelto era um dos que mais defendiam o nome do ex-governador na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.
O partido é maior
Questionado a até que ponto o consequente afastamento de Júnior Friboi das articulações após a cirurgia estaria preocupando o partido, o deputado estadual Paulo César Martins respondeu que o empresário não está estagnado. “Quem disse que ele está parado?”, retrucou, emendando que a situação é normal. “O partido é maior que o Júnior e faremos o trabalho por ele”, finalizou.
Expectativa
Enquanto alguns peemedebistas estavam na expectativa de Júnior Friboi aparecer, outros cogitavam que o empresário não iria ao encontro. Em entrevista a jornalistas antes do início da reunião, o presidente do partido em Goiás, deputado estadual Samuel Belchior, relatou que chegou a convidar o empresário, mas não confirmou sua vinda.
O político pontuou que o foco das conversas de hoje é a aliança que o PMDB fará para as próximas eleições. Porém, destacou que as movimentações com encontros regionais e visitas pelo interior com o pré-candidato são importantes. Sobre a participação de Iris Rezende no pleito, Samuel Belchior observou que o líder aguarda definição do partido para anunciar se concorre ou não a algum cargo nas eleições de outubro. “O tempo irá dizer”, refletiu.
Presente por menos de 30 minutos no diretório, o coordenador da campanha de Júnior Friboi, Leandro Vilela, informou que o empresário está fazendo exames pré-operatórios nesta manhã em Goiânia e que não iria à reunião. O peemedebista não chegou a subir à sala de conversas e ficou constantemente ao celular, do lado de fora do diretório.
[relacionadas artigos=”3967″]
Reunida desde as 10h, a executiva peemedebista deve discutir a formação de chapas proporcionais, segundo Samuel Belchior. Ainda estão no diretório o deputado estadual Bruno Peixoto e o deputado federal Pedro Chaves, pois estão sendo tratadas também as datas das convenções. O diálogo com deputados quanto às bases eleitorais também está na pauta.
Assessores ligados a Iris Rezende e que trabalham no escritório político dele foram vistos na sede do partido e conforme informou um deles o coordenador da campanha de Júnior Friboi na Região Norte do Estado, Robledo Resende, estava reunido com o ex-governador.