Cúpula peemedebista exigirá posicionamento de Friboi quanto atuação na pré-campanha

Tanto peemedebistas ligados ao empresário como iristas estão preocupados com pouca movimentação desde que Iris Rezende retirou seu nome. Reunião da executiva do PMDB também discute sobre a formação de alianças 

A preocupação com o andamento da pré-campanha do empresário Júnior Friboi ao governo estadual é o principal ponto citado como dificuldade por parte de integrantes do PMDB, que se reúne na manhã desta segunda-feira (12/5) com a executiva do partido para nova rodada de conversas no diretório estadual, no Setor Aeroporto, em Goiânia.

Membro da executiva, o deputado Nélio Fortunato afirmou ao Jornal Opção Online que a estagnação das movimentações de Júnior Friboi preocupa a legenda. Por isso, será exigido que a cúpula peemedebista cobre um posicionamento do pré-candidato, que passará por cirurgia de hérnia umbilical na terça-feira (13) e poderá ficar em repouso por cerca de 15 dias. O parlamentar considerou ainda que a possibilidade de uma candidatura do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende é assunto superado após a desistência do líder.

Já o ex-deputado José Nelto defende agora que o PMDB faça chapa com PT, PDT e PCdoB com Júnior Friboi e o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, pré-candidato do PT, na vice, e Iris no Senado. Para isso, sugeriu como coordenador de campanha o deputado federal Sandro Mabel. “Tem que ter alguém à altura [do partido] para comandar”, avaliou, completando que não tem nada contra o atual coordenador, o também deputado federal Leandro Vilela. No entanto, o irista disse que o parlamentar não foi comunicado oficialmente a respeito.

Até a desistência de Iris Rezende há pouco menos de um mês, José Nelto era um dos que mais defendiam o nome do ex-governador na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.

O partido é maior

Questionado a até que ponto o consequente afastamento de Júnior Friboi das articulações após a cirurgia estaria preocupando o partido, o deputado estadual Paulo César Martins respondeu que o empresário não está estagnado. “Quem disse que ele está parado?”, retrucou, emendando que a situação é normal. “O partido é maior que o Júnior e faremos o trabalho por ele”, finalizou.

Expectativa
Presidente estadual do PMDB, deputado Samuel Belchior | Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção

Presidente estadual do PMDB, deputado Samuel Belchior | Foto: Marcello Dantas/Jornal Opção

Enquanto alguns peemedebistas estavam na expectativa de Júnior Friboi aparecer, outros cogitavam que o empresário não iria ao encontro. Em entrevista a jornalistas antes do início da reunião, o presidente do partido em Goiás, deputado estadual Samuel Belchior, relatou que chegou a convidar o empresário, mas não confirmou sua vinda.

O político pontuou que o foco das conversas de hoje é a aliança que o PMDB fará para as próximas eleições. Porém, destacou que as movimentações com encontros regionais e visitas pelo interior com o pré-candidato são importantes. Sobre a participação de Iris Rezende no pleito, Samuel Belchior observou que o líder aguarda definição do partido para anunciar se concorre ou não a algum cargo nas eleições de outubro. “O tempo irá dizer”, refletiu.

Presente por menos de 30 minutos no diretório, o coordenador da campanha de Júnior Friboi, Leandro Vilela, informou que o empresário está fazendo exames pré-operatórios nesta manhã em Goiânia e que não iria à reunião. O peemedebista não chegou a subir à sala de conversas e ficou constantemente ao celular, do lado de fora do diretório.

Reunida desde as 10h, a executiva peemedebista deve discutir a formação de chapas proporcionais, segundo Samuel Belchior. Ainda estão no diretório o deputado estadual Bruno Peixoto e o deputado federal Pedro Chaves, pois estão sendo tratadas também as datas das convenções. O diálogo com deputados quanto às bases eleitorais também está na pauta.

Assessores ligados a Iris Rezende e que trabalham no escritório político dele foram vistos na sede do partido e conforme informou um deles o coordenador da campanha de Júnior Friboi na Região Norte do Estado, Robledo Resende, estava reunido com o ex-governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.