Cunha estaria articulando Jovair Arantes para assumir presidência da Câmara

19 outubro 2015 às 14h12

COMPARTILHAR
Em meio a denúncias de contas secretas na Suíça, envolvimento no Petrolão e corrupção, presidente tenta emplacar substituto caso tenha que renunciar

O presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estaria preparando o deputado goiano Jovair Arantes (PTB) para substituí-lo, caso se veja obrigado a renunciar ao cargo. É o que informa reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (19/10).
Segundo o jornal, com o aprofundamento das investigações e denúncias de contas secretas e envolvimento no Petrolão, Cunha estaria articulando, nos bastidores, nomes para lhe sucederam: seriam pessoas de sua confiança, que o manteriam como “eminência parda” e garantiriam o apoio do chamado “baixo claro” da Casa. Além do goiano, Andre Moura (PSC-SE) teria sido sondado pelo presidente.
A reportagem da Folha elenca, ainda, outros nomes que poderiam assumir a presidência, como o próprio líder do PMDB na Câmara, desafeto de Cunha, Leonardo Picciani (RJ), bem como Osmar Serraglio (PR), que relatou a CPI dos Correios; José Fogaça (RS), que já foi prefeito de Porto Alegre; e o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos.
Novos documentos do Ministério Público da Suíça mostram as movimentações de Eduardo Cunha em quatro contas secretas que pertenceriam ao presidente da Casa, por meio de empresas offshore. Entre os gastos da família de Cunha na Europa estariam até aulas de tênis para sua esposa, Claudia Cordeiro, e somariam mais de R$ 400 milhões. O dinheiro seria fruto de desvios no esquema de corrupção na Petrobras.