Credeq de Aparecida de Goiânia recebe primeiros pacientes
28 junho 2016 às 18h01
COMPARTILHAR
Secretaria Estadual de Saúde (SES) explica critérios de regulação de pacientes
O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química Jamil Issy (Credeq de Aparecida de Goiânia) recebeu os primeiros pacientes nesta segunda-feira (27/6). Os dois pacientes homens, com idades de 29 e 51 anos, são residentes de Goiânia, das regiões Norte e Sudoeste da capital, foram avaliados pela equipe médica e agora estão sendo acompanhados pela equipe multiprofissional.
Sobre a regulação dos pacientes à unidade, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) informa que o Credeq possui uma proposta inovadora no País, estruturada com o propósito de possibilitar o tratamento especializado das pessoas que sofrem os efeitos da dependência ao álcool e outras drogas, em especial o crack.
Justamente por ser um projeto único, esclarece a pasta, o Credeq passa por contínua avaliação, na qual estão incluídos os critérios de regulação para inclusão e exclusão de pacientes.
Em reunião realizada com equipes das áreas de regulação e saúde mental, a SES definiu como critérios de inclusão o encaminhamento de crianças, adolescentes e adultos com diagnóstico atual de uso nocivo e dependência ao crack, álcool e outras drogas. Na primeira etapa, a prioridade será para pacientes homens adultos, vindo na sequência demais perfis.
São elencados como critérios de inclusão o encaminhamento por equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de todo o Estado, o comprometimento biopsicossocial do paciente e a avaliação feita por uma equipe multiprofissional do Credeq.
São definidos como critérios para exclusão dos pacientes a existência de duplo diagnóstico (comorbidade) com doenças clínicas que exijam cuidados intensivos ou atenção especializada, entre as quais, por exemplo, pneumonia e diabetes descompensada; comorbidades com transtornos psiquiátricos graves não-compensados (como, por exemplo, esquizofrenia em vigência de um surto psicótico), retardo mental grave ou transtornos neuropsiquiátricos de etiologia orgânica não compensada (como, por exemplo, demências).
A SES reitera que tem atuado com a determinação de prestar atendimento qualificado aos dependentes químicos, em função da gravidade do problema. O Credeq de Aparecida de Goiânia é uma unidade pioneira no País em seu perfil de atendimento.