CPI ouve auditor do TCU responsável por elaborar ‘estudo paralelo’ sobre a pandemia

O servidor entrou na mira do Senado após o documento falso ser divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho

Auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques | Foto: Reprodução/YouTube

A Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida como CPI da Pandemia, ouve nesta terça-feira, 17, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Silva Marques, responsável por elaborar um relatório falso sobre a pandemia da Covid-19.

O documento, uma espécie de “estudo paralelo”, cita que cerca de metade das mortes registradas como consequência do vírus no ano passado, teriam sido causadas por outras motivações. O servidor entrou na mira da CPI após o documento falso ser divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em junho, em que atribuiu os dados ao TCU.

Em depoimento ao próprio tribunal na última semana, Marques disse que o documento era um “rascunho” e que a versão divulgada pelo presidente da República estava adulterada. Com isso, a convocação do auditor ganhou força.

Alexandre Marques acabou afastado de suas funções para responder a um processo administrativo. Ainda em junho, o servidor foi convocado pela CPI da Covid para dar explicações sobre o material. A oitiva foi marcada e, no dia, quando Alexandre Marques já estava no Senado, uma mudança na agenda de votações do plenário acabou impedindo a realização da audiência.

A convocação do auditor Alexandre Marques foi sugerida pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Investigação

A CPI apura ainda a existência de um grupo de aconselhamento ao presidente da República com dados falsos e que visam minimizar os efeitos da pandemia. Os senadores também investigam a disseminação de fake news sobre a Covid-19.

*Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.