Coréia do Norte lança dois mísseis rumo ao Mar do Japão

 Os projéteis foram lançados da cidade portuária de Wonsan, dois dias depois de os norte-coreanos terem testado novos mísseis guiados de curto alcance

Líder norte-coreano Kim Jong-un inspeciona o disparo de míssil teleguiado. (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)

Líder norte-coreano Kim Jong-un acompanha o disparo de míssil teleguiado. (Foto: KCNA / KNS República da Coreia / Via AFP Photo)

A Coreia do Norte lançou dois mísseis em águas orientais neste domingo (26/6). Os projéteis foram lançados da cidade portuária de Wonsan, dois dias depois de os norte-coreanos terem testado novos mísseis guiados de curto alcance.

A atitude gerou um embaraço para a Coreia do Norte pois o teste foi executado sem designar zonas de não navegação, o que os militares sul-coreanos veem como uma provocação. O país está hoje sob sanções da ONU por causa do programa de armas nucleares que vem realizando testes desde 2006. Esta foi a terceira vez que os norte-coreanos lançaram projéteis em direção ao mar este ano.

O chefe do governo japonês, Shinzō Abe, já encaminhou um protesto contra este tipo de lançamento à China através da embaixada em Pequim. O assunto deve ser discutido no encontro do presidente da China, Xi Jinping,(único grande aliado da Coreia do Norte) com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye. As Coreias encontram-se tecnicamente em conflito desde a Guerra da Coreia que começou em 1950 e terminou em 1953.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.