Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pede demissão
02 novembro 2021 às 17h13

COMPARTILHAR
“Eu acho que outra pessoa pode eventualmente fazer esse serviço melhor do que eu”, alegou

Nesta terça-feira, 2, o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão de seu cargo. A desistência acontece em meio a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, COP26, que está sendo realizada em Glasgow, no Reino Unido e conta com a presença do coordenador.
“O meu intuito ao assumir o fórum foi colocar o governo federal em contato com a sociedade civil, promover o diálogo de uma forma transparente, baseada na ciência e em reforço às nossas instituições. Não foi o que aconteceu. Então eu acho que outra pessoa pode eventualmente fazer esse serviço melhor do que eu”, disse Lucon ao Folha de S. Paulo.
O coordenador ainda afirmou que está no COP26 como “observador da ONU, não de nenhum governo, e aqui vou participar de encontros do IPCC, do Painel do Clima, que tem esse aspecto de neutralidade. Por esse motivo, vou me abster nesse momento”.
Lucon foi nomeado coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pelo presidente Jair Bolsonaro, em 9 de maio de 2019.
*Com informações do Folha de S. Paulo