Contrato com fundação que gere Maternidade Dona Iris é prorrogado por mais cinco anos

Medida coloca fim na expectativa de realização de concurso para contratação de profissionais da unidade

A gestão do prefeito Iris Rezende (MDB) decidiu prorrogar por mais cinco anos o contrato com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), que gere as maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão.

O contrato venceu no dia 5 de junho, depois de ter sido prorrogado por seis meses no ano passado.

No entanto, uma cláusula do contrato, assinado há cinco anos pelo então prefeito Paulo Garcia (PT), prevê a substituição quase total dos funcionários contratados pela fundação por servidores concursados do município.

À época, o Conselho Municipal de Saúde enxergava a parceria com a Fundahc como uma “terceirização”, pois médicos, enfermeiros e outros funcionários são contratados pela fundação e não servidores concursados. Sob pressão, o Paço aceitou acrescentar a cláusula de substituição.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrue, chegou a afirmar em entrevista que a política da pasta é “de realizar concursos e outras modalidades de contratação para não precisar terceirizar o serviço”. Assim, a secretaria iria gradativamente colocar pessoal próprio na unidade, substituindo os contratados, o que de fato não aconteceu.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.