Conta de luz manterá bandeira vermelha 2 em julho

A cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumidos deve subir. Segundo a Aneel, a atualização será divulgada na próxima semana

Consumidores brasileiros terão que continuar economizando nas contas de luz em julho. Na sexta-feira, 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária na cor vermelha no patamar 2.

Com a medida, será gerado um custo extra de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Ao alterar a bandeira, a Aneel informou que “em junho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) estiveram entre as mais críticas do histórico. Julho inicia-se com mesma perspectiva hidrológica desfavorável, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano, o que sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos”.

A agência apontou que “essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da bandeira vermelha”.

Por fim, a Aneel ressaltou que é “importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.