Cristão, esposo, empresário e pai. Assim se apresenta o vereador Telêmaco Brandão (NOVO), primeiro parlamentar da legenda da capital. Nascido em Goiânia em janeiro de 1978, o advogado é suplente de vereador e assumiu a vaga de Igor Franco. Brandão teve 2.888 votos, o 49º mais votado da cidade. Ele tomou posse no último dia 10 de setembro, após Franco pedir licença do cargo.

Telêmaco decidiu entrar na política durante o governo Dilma, quando havia deixado o Brasil por receio que a presidente iria “afundar o país”. “Quando ela ganhou para mim isso aqui ia afundar, então decidi ir morar fora. Nos Estados Unidos aprendi com o americano a importância de servir a comunidade. Então, quando voltei ao Brasil decidi me juntar a política”.

“Sempre gostei de política, quando voltei participei de vários debates em várias emissoras de Goiânia. Com minha exposição de ideias, muita gente começou a sugerir que eu me candidatasse. Em 2020, a convite de Carlos Salim me filiei ao PROS e me candidatei a vereador. Aí, recentemente, na janela de transferência partidária, me filiei ao Novo que é o partido que realmente acredito representar a direita”.

Na Câmara Municipal por apenas quatro meses, Telêmaco diz que já tem projetos a serem apresentados. “Já conhecemos e acompanhamos as demandas da cidade, então temos coisas bem adiantadas. Quando assumi o mandato, pedi parte da equipe de Igor Franco para me acompanhar no trabalho. É uma equipe bem madura, então temos uma equipe excelente para montar os projetos, agora é correr para apresentar. Mas como acredito que são projetos bons para a cidade, há chances de serem aprovados quando eu deixar a Casa”, explica.

Para o futuro, o vereador acredita que o país precisa de bons políticos, e afirmou que busca formá-los. “Tenho um instituto que tem o propósito de treinar pessoas para servirem melhor a comunidade através da política. Buscamos explicar para as pessoas como é que funciona o sistema, para se envolverem e para despertar pessoas o desejo de se lançarem candidatos. Entendendo isso, enquanto eu achar que tem espaço necessário, eu estou à disposição para servir minha comunidade”, afirmou.

Sociedade com Marçal

Entre os empreendimentos de Telêmaco está uma escola bilíngue na capital, cujo sócio é o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. Segundo o vereador, a amizade com o ex-coach começou há mais de 20 anos. “Me aproximei como advogado daquele caso que é utilizado nos debates, onde ele é colocado injustamente como criminoso. Com isso criamos uma amizade, tanto que fui eu quem dei a notícia que o processo dele tinha prescrito. Ele confiava em mim para acompanhar isso”.

De acordo com ele, a amizade se tornou uma parceria nos negócios. “Tínhamos um projeto na área de educação desde 2015, que a gente queria implantar e eu convidei ele pra fazer parte. Ele gostou da ideia e aí montamos a escola. O Marçal também é um professor, que dá aula em cursos, e tem realmente um amor pela educação, tanto que é no que ele pretende investir”, diz.

Telêmaco acredita que o ex-coach tem uma grande capacidade para governar a cidade mais rica do Brasil. “Tenho meu compromisso institucional com o Novo, que é a Marina Helena, mas dos candidatos viáveis ele [Marçal] é a melhor opção pra São Paulo. É um cara que faz as coisas com o coração, ama o que tá fazendo, e ele não precisa disso, ao contrário que alguns dizem. Ele tá pagando preço caro por isso, todos os sócios ficaram preocupados, pois começaram a sofrer perseguição. Mas ele falou que é o preço que a se pagar e tá todo mundo disposto”, completou.

Leia também

Telêmaco Brandão é primeiro membro da OAB a renunciar cargo para disputar as eleições