Conheça as cidades mais seguras do Oriente Médio

30 setembro 2025 às 17h32

COMPARTILHAR
Por ser uma região marcada por conflitos armados, revoltas, guerras civis e atentados, é difícil imaginar que existam “ilhas” de tranquilidade e segurança em um Oriente Médio sempre turbulento. Mas acredite: até mesmo países que vivem sob tensão permanente têm seus oásis de estabilidade, onde, apesar dos riscos, a vida segue normalmente no dia a dia.
O Jornal Opção mergulhou nas areias do Oriente Médio para apresentar a você as quatro cidades mais seguras da região.
1 – Abu Dhabi
Considerada a cidade mais segura do mundo em 2025 pela Numbeo — o site mais confiável para quem deseja consultar dados de qualquer país antes de uma viagem ou mudança —, a capital dos Emirados Árabes Unidos ocupa o topo do ranking há mais de uma década. A segurança de Abu Dhabi, que a torna praticamente uma bolha de exceção em um mundo tão violento, resulta de medidas estratégicas do governo local. A cidade conta com uma estrutura de segurança distribuída entre diversos departamentos, todos interligados a uma central administrada por Inteligência Artificial. Além disso, possui uma rede de defesa civil proativa e a participação ativa da sociedade, sempre disposta a colaborar com ideias e iniciativas para ampliar a proteção da cidade.

2 – Dubai
O centro financeiro e turístico dos Emirados Árabes Unidos também se destaca pela segurança em alto nível. A cidade investe em um sistema de vigilância sofisticado, voltado à proteção da infraestrutura e à manutenção da ordem pública. A estratégia combina tecnologia avançada com políticas de segurança que acompanham o ritmo de uma metrópole globalizada.

3 – Doha
A capital do Catar é, literalmente, uma ilha de segurança. O tema é levado muito a sério, com prioridade nas discussões de alto nível não apenas entre os xeiques que governam o país, mas também em diferentes setores da sociedade catari. O resultado é um ambiente urbano onde os moradores desfrutam de bem-estar e circulam tranquilamente por espaços públicos considerados seguros.

4 – Muscat
A capital portuária de Omã é hoje um dos destinos mais procurados no Oriente Médio, graças à segurança que oferece a turistas e moradores. Com o crescimento do turismo internacional, a cidade intensificou investimentos em proteção pública e acabou se consolidando como um dos lugares mais tranquilos para viver e visitar na região. Em Mascate, a maior preocupação não é a violência, mas sim o sol escaldante, que pode ser perigoso para quem não toma os devidos cuidados.

Segurança como prioridade
A segurança, em alguns países do Oriente Médio, transformou-se em uma verdadeira obsessão. Para entrar no ranking das cidades mais seguras da região e do mundo, os governos locais precisaram priorizar o tema em suas administrações. Os países do Golfo, como Emirados Árabes Unidos e Catar, compreenderam que ao colocar a proteção de suas cidades em primeiro lugar, a prosperidade e o crescimento econômico viriam como consequência. Essas cidades demonstram que, com governança proativa, uso de tecnologia de ponta, participação da sociedade e reformas nos serviços públicos, o resultado é sempre positivo: cidadãos e turistas saem ganhando.
Leia também:
Netanyahu confirma apoio ao plano dos EUA para encerrar a guerra em Gaza; veja vídeo