Congresso aprova projeto para estados e municípios usarem saldo do Fundo de Saúde
17 abril 2021 às 11h06
COMPARTILHAR
Proposta segue para sanção do presidente da República Jair Bolsonaro. Com isso, os recursos poderão ser redistribuídos pelos gestores
O Senado aprovou projeto que prorroga, até o final de 2021, a autorização concedida ao Distrito Federal, estados e municípios para redistribuir recursos de saldos financeiros dos Fundos de Saúde quando essa verba for enviada por repasses do Ministério da Saúde. Proposta segue para sanção presidencial.
“Votei sim para o projeto de lei. Esse projeto altera a Lei Complementar 172 que permitiu que cerca de R$ 6 bilhões ociosos ao final de 2019 nas contas dos fundos de saúde de estados, Distrito Federal e municípios fossem alocados em ações de enfrentamento da pandemia em 2020”, explica o senador Vanderlan Cardoso (PSD).
As ações nas quais os recursos podem ser usados vão desde vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária; atenção integral e universal à saúde; e até a produção, compra e distribuição de insumos específicos do Sistema Único de Saúde (SUS), como vacinas, sangue e hemoderivados.
O capital junto ao Fundo Nacional de Saúde é transferido para os estados, municípios e o Distrito Federal para que realizem ações e serviços de saúde, além de investir na rede de serviços e na cobertura assistencial e hospitalar, no âmbito do SUS.