Concessionária aponta “cultura cordial do goiano” como motivo para filas nos pedágios
09 julho 2015 às 13h27

COMPARTILHAR
Em nota, Triunfo Concebra cita, ainda, “inexperiência do usuário e do atendente” como motivos para demora. Previsão é que atendimento seja normalizado em 15 dias

Atualizada às 15h25
A Triunfo Concebra apresentou, na manhã desta quinta-feira (9/7), os motivos pelas longas filas que têm se formado nas praças de pedágio ao longo da BR-153, nos 12 dias de funcionamento em Goiás. Por meio de nota, a concessionária cita como “entraves” para o fluxo normal a “cultura cordial do goiano” e a “inexperiência do usuário e dos atendentes”.
A empresa afirma que a média de espera para cobrança projetada era de 15 segundos — tempo aferido em experiências no Sul do País. No entanto, a assessoria de imprensa da Triunfo Concebra relatou ao Jornal Opção Online que foi constatado que os goianos, em geral, não têm o costume de estar com o dinheiro em mãos (nem trocado), e ainda têm o hábito de puxar conversa com os atendentes — o que contribuiria para os atrasos.
“Não foi feito um estudo cultural do Estado, uma análise sobre os goianos. O comportamento do Sul é diferente. Aqui temos tempo médio de 25-30 segundos”, explicou. Outro motivo apontado pela assessoria é que, na licitação de 2013, não foi especificado que o movimento de 20 mil carros por dia estaria concentrado em “horários de pico”. “Não temos o mesmo problema com as praças de Minas Gerais, pois lá o fluxo não é sazonal, como aqui”, completa.
Com isso, a concessionária concluiu que o número de atendentes não suprirá a demanda em horários de grande movimento e já providenciou novo treinamento. “Reconhecidos os problemas que têm causado filas pontuais nas praças de Goianápolis e Itumbiara, a Concessionária providenciou a contratação de mais 42 atendentes, sendo 12 para Alexânia, 14 em Goianápolis, 8 para Professor Jamil e outros 8 que serão locados em Itumbiara”.
Além do reforço no quadro de funcionários, a Triunfo Concebra também adotará, nos feriados prolongados, o sistema “papa fila” em que operadores ficarão na pista antecipando a cobrança. “A expectativa é que os problemas sejam superados e a agilidade no atendimento se normalize nos próximos 15 dias”, afirma a nota.
Novo contato
Após a publicação da matéria, a assessoria da Triunfo Concebra entrou em contato com o Jornal Opção Online e garantiu que a “culpa” das longas filas não é do usuário, nem tampouco espera que o goiano mude sua cultura cordial. “O que a nota afirma é que o comportamento foi identificado após os 12 dias de funcionamento e a culpa é da empresa por não ter feito um estudo cultural antes da implantação”, destacou.
Veja a íntegra da nota enviada pela Triunfo Concebra:
A Triunfo Concebra projetou a quantidade de cabines para as 11 praças de pedágio nos 1.176 km concedidos em Goiás e Minas Gerais para atender a demanda crescente dos próximos 15 anos. O planejamento foi pautado pelos números apresentados na licitação, em 2013. Nas praças, somando as pistas manuais e automáticas são: 15 em Alexânia; Goianápolis – 26; Professor Jamil – 14 e Itumbiara – 13.
Com duas décadas de experiências bem sucedidas em concessões de rodovias no sul do país, a Triunfo Participações e Investimentos utilizou a média de 15 segundos para o tempo de atendimento na cobrança. Sendo que nesses 12 dias de operação identificamos entraves para o alcance dessa meta em Goiás, não só pela inexperiência do usuário e do atendente com o tipo do serviço prestado, como também a cultura cordial do goiano. Assim, concluímos que o número de atendentes não suprirá a demanda em horários de grande movimento, uma vez que o tempo médio de cobrança está bem superior aos das nossas concessões em outros estados.
Reconhecidos os problemas que têm causado filas pontuais nas praças de Goianápolis e Itumbiara, a Concessionária providenciou a contratação de mais 42 atendentes, sendo 12 para Alexânia, 14 em Goianápolis, 8 para Professor Jamil e outros 8 que serão locados em Itumbiara. Além do reforço no quadro de funcionários, a Triunfo Concebra também adotará, nos feriados prolongados, o sistema “papa fila” em que operadores ficarão na pista antecipando a cobrança. A expectativa é que os problemas sejam superados e a agilidade no atendimento se normalize nos próximos 15 dias.
Triunfo Concebra