Comitê Goiano Dom Tomás Balduíno lança relatório de Violações dos Direitos Humanos
05 agosto 2024 às 11h40
COMPARTILHAR
O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno lançou, nesta segunda-feira, 5, o relatório de Violações dos Direitos Humanos do ano de 2023. O documento, com mais de 290 páginas, aborda temas como sistema prisional, população em situação de rua, liberdade de imprensa, povos indígenas entre outros. Estiveram presentes no lançamento autoridades como os vereadores Fabrício Rosa (PT) e Kátia Maria (PT), além do deputado estadual Mauro Rubem (PT).
Uma das organizadoras do levantamento e gestora do Comitê, Claudia Nunes, reforça a importância de dados para criação e manutenção de políticas públicas para efetivação de direitos das parcelas mais marginalizadas da sociedade. “A gente precisa conhecer essa realidade em profundidade para compreender porque em Goiás se perpetua práticas de violência”, explicou durante o lançamento.
O deputado estadual Mauro Rubem inicia sua fala no lançamento parabenizando o Comitê Dom Tomás Balduíno pela iniciativa. Para o parlamentar, “esse relatório é um documento extremamente importante que nos coloca como tarefa fazer a denúncia e exigir a punição dos responsáveis”. Mauro traz alguns casos emblemáticos no estado a fim de exemplificar a urgência por políticas públicas que garantam a efetivação dos Direitos Humanos, como aconteceu na desocupação do Parque Oeste Industrial, em 2005.
Leia também: PL quer aumentar tempo de internação de adolescentes e exigir audiência de custódia antes de liberação
Argentinos são resgatados de trabalho análogo à escravidão no RS