Comercial de detergente dá show de racismo ao “lavar” negro até ficar branco

Propaganda tem causado revolta em todo o mundo

Um comercial chinês de detergente de roupas vem causando polêmica no mundo todo. Tem sido classificado na internet como o “mais racista da história”.

Isso porque a propaganda mostra uma homem negro sujo de tinta assoviando para uma mulher chinesa, que está em uma aparente lavanderia. Quando ele se aproxima, ela enfia a capsula de detergente na boca do homem e o joga na máquina de lavar. De repente, um outro homem sai da máquina: branco, chinês e bem limpo. Ela então dá aquele sorriso e o novo homem pisca para a câmera com o produto em mãos.

Parece brincadeira (mesmo que de muito mau gosto), mas não é. O comercial está sendo veiculado, inclusive, em canais de TV e nos cinemas da China, informa o site Huffington Post.

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=Xq-I0JRhvt4

A propaganda, da marca Qiaobi, já tem quase 3 milhões de visualizações em menos de 24 horas no ar. Os comentários, claro, acusam a empresa de racismo e promover o ódio racial. No entanto, é curioso notar que alguns veem com normalidade o comercial.

Cópia

A propagando que tem gerado revolta no mundo todo é uma espécie de “releitura” de um outro comercial, italiano, de 2007, no qual o cenário é o mesmo: uma mulher vai lavar suas roupas quando um homem, neste, branco, aparece. Ela então o coloca na máquina de lavar e ele sai negro, com a seguinte frase: “Com cor é melhor”.

Veja:

 

 

Uma resposta para “Comercial de detergente dá show de racismo ao “lavar” negro até ficar branco”

  1. Avatar Caio disse:

    Propagandas patéticas. A chinesa e a italiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.