Com o avanço da vacinação no Brasil 55 mil mortes já foram evitadas, mas atrasos na segunda dose preocupam

Um balanço preliminar da SES-GO, aponta que 123.870 pessoas deixaram de procurar os locais de vacinação em Goiás para receberem a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Segundo pesquisa da Fiocruz, liderada por Marcelo Gomes, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil já conseguiu evitar entre 40 a 55 mil mortes em decorrência da doença. Contudo, apenas 16% da população brasileira está totalmente vacinada, ou seja, com as duas doses da vacina. Em Goiás, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 123.870 pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina.

Apesar do ritmo de vacinação no Brasil estar avançando, ainda é baixo o percentual de pessoas totalmente imunizadas. Essa constatação preocupa especialistas que temem uma infecção maior da nova cepa, a variante Delta. Mais contagiosa, já foram registrados 110 casos dessa cepa no Brasil, sendo dois casos em Goiás. Contudo, estudos comprovam que as duas doses da vacina anti-covid consegue barrar os efeitos mais graves da nova variante. Por isso, é importante completar o plano de vacinação com as duas doses.

Na pesquisada liderado por Marcelo Gomes, realizada entre 14 de março e 12 de junho deste ano, foi-se constatado que houve uma diminuição de 96 mil e 117 mil nas internações devido a infecção. Esse número reflete a eficácia e sucesso da vacina contra o Covid-19 que protege de formas mais graves da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.