O governo de Goiás vai investir R$ 78 milhões na expansão do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, o Ceia-UFG, entre 2026 e 2031. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 25, pelo governador Daniel Vilela, durante encontro com pesquisadores, desenvolvedores e representantes do setor produtivo no Palácio das Esmeraldas.

Formalizado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secti, o novo convênio milionário prevê investimentos em infraestrutura computacional, pesquisa aplicada, formação de recursos humanos, internacionalização, apoio a startups e desenvolvimento de soluções de inteligência artificial voltadas a áreas como saúde, agronegócio, educação, mobilidade, ciências da vida e gestão pública.

Do total de recursos anunciados hoje, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. A estrutura, revelou o governo, contará com equipamentos de processamento de alto desempenho, armazenamento de dados e plataformas para testes de veículos terrestres e aéreos autônomos, com uso compartilhado entre pesquisadores, órgãos públicos e empresas parceiras.

Criado em 2019, o Ceia-UFG reúne universidade, governo e iniciativa privada em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. Desde sua criação, o centro captou mais de R$ 500 milhões em projetos e parcerias, reúne mais de mil pesquisadores e está entre as dez unidades da Embrapii com melhor desempenho operacional. Também abriga um Centro de Competência em Tecnologias Imersivas financiado com R$ 80 milhões.

Governador Daniel Vilela, durante anúncio do convênio | Foto: Oyagy Vieira/Jornal Opção

Diretora do Ceia, Telma Soares, que participou do anúncio do governo, se referiu ao convênio como uma motivação para continuar a consolidação do Centro “diante de desafios novos da inteligência artifical”. “Na história, não só no Ceia, mas no mundo, a pesquisa de base acontece a partir do fomento público”.

Já o governador Daniel Vilela classificou o novo convênio como “histórico” e lembrou que os primeiros investimentos estaduais no Ceia foram feitos pelo ex-governador Ronaldo Caiado, em 2019. Segundo ele, o novo ciclo representa uma ampliação da iniciativa.

“Ao longo de toda essa parceria chegou-se a quase 50 milhões de reais em recursos do governo Estado, que foram contratados junto com o Ceia, e agora a gente parte de um novo projeto de 78 milhões de reais que com certeza, indiretamente, será muito maior”.

Eixos

O programa de expansão foi estruturado em seis eixos: formação de capital humano, internacionalização, criação de novos centros de inteligência artificial, incentivo a startups, ampliação da infraestrutura computacional e ações de educação e difusão da tecnologia.

Na formação de pesquisadores, o projeto prevê a manutenção de mais de 130 bolsistas simultaneamente, distribuídos entre estudantes, desenvolvedores e doutores, com foco em áreas consideradas estratégicas, como agentes autônomos, veículos autônomos, aplicações para ciências da vida e soluções para o setor público.

Anúncio do convênio foi feito na noite desta quinta-feira | Foto: Oyagy Vieira/Jornal Opção

O plano também contempla ações de internacionalização, incluindo programas de repatriação de pesquisadores brasileiros que atuam no exterior, recebimento de pesquisadores estrangeiros e missões técnicas para estudantes e pesquisadores goianos em centros internacionais de excelência.

Outra frente será a expansão do ecossistema de pesquisa em inteligência artificial para outras instituições de ensino superior do estado. A proposta prevê apoio técnico para implantação de novos centros de pesquisa, compartilhamento da infraestrutura do AI Data Center e desenvolvimento de projetos conjuntos com empresas regionais.

O Laboratório de Veículos Autônomos, previsto em um dos eixos, contará com plataformas terrestres e aéreas, equipamentos de sensoriamento, unidades de processamento embarcado e ambientes para testes e simulações em espaços controlados. A estrutura dará suporte ao desenvolvimento de pesquisas em mobilidade inteligente, logística, agronegócio e robótica, além de, conforme a proposta, permitir a validação de novas tecnologias

Leia também: CEIA alcança 70% da população brasileira com soluções de Inteligência Artificial produzidas em solo goiano

Na área de inovação, o convênio prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, com programas de mentoria, aproximação com investidores e desenvolvimento de projetos em parceria com empresas. A iniciativa será integrada ao Hub Goiás e ao Distrito de Inovação e Inteligência Artificial, com foco na criação de novos negócios baseados em IA.

Além disso, as ações educacionais incluem acapacitação de cerca de dois mil professores para uso de ferramentas de IA, a realização da Olimpíada Nacional de IA Aplicada e a criação de uma plataforma própria de ensino a distância, que poderá atender até 10 mil estudantes e oferecer cursos gratuitos para professores, servidores públicos e população em geral.

Entre as metas previstas até o fim do programa estão a publicação de pelo menos 40 artigos científicos de impacto, o registro de 15 propriedades intelectuais e a formação de uma rede com 100 empresas parceiras para ampliar a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas pelo centro.