COMPARTILHAR

Especialistas apontam que queda das ações é resultado, dentre outras coisas, dos  temores causados pelo novo coronavírus, bem como a disputa pelo preço do petróleo na Arábia Saudita e Russia

A semana começou conturbada no mundo dos investimentos. O dia segue marcado por uma queda vertiginosa dos números das bolsas de valores ao redor do mundo.

Especialistas apontam que a queda das ações é resultado, dentre outras coisas, dos temores causados pelo novo coronavírus, bem como a disputa pelo preço do petróleo na Arábia Saudita e Russia.

B3

Paralelamente, a bolsa brasileira sofre os mesmos reflexos. Logo após a abertura das negociações, às 10h desta segunda-feira, 9, o índice Bovespa caiu em 10%. Outras ações de peso na bolsa como Petrobrás e Via Varejo, por exemplo, registraram queda de 24% e 22%, respectivamente.

Circuit Breaker 

Conforme as regras da B3, o mecanismo de interrupção das negociações (Circuit Breaker) é acionado automaticamente sempre que a queda do índice ultrapassa os 10%. Desta forma, a negociação dos papéis permanece inativa por um período de 30 minutos.

Câmbio 

O dólar, por sua vez, bateu recorde a partir de sua nova alta que o levou a encostrar nos R$ 4,80.  Segundo informações do jornal paulista Estadão, nas casas de câmbio a moeda chegou a ser comercializada por R$ 5,00.