Com desabastecimento, Prefeitura de Goiânia aguarda repasse de vacinas

Vacinação “drive thru” será adiada até que mais doses sejam disponibilizadas

Foto: Reprodução

Nos dois primeiros dias da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou mais de 74 mil pessoas. A pasta informa que recebeu até o momento apenas 87 mil e 800 doses, restando ainda 117 mil e 300 a serem disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES).

Essa situação ocasionou um desabastecimento de doses em várias regiões, levando inclusive à suspensão do esquema de “drive thru”, nos Shoppings Flamboyant e Passeio das Águas, até que mais doses sejam repassadas para imunizar idosos e profissionais de saúde nesta primeira etapa da campanha.

Para o completo abastecimento dos postos, a SMS solicitou à SES que disponibilizasse mais doses. O Estado de Goiás, por sua vez,  afirma que já recebeu, em duas remessas, 360 mil doses da vacina contra Influenza e distribuiu para as cidades goianas e aguarda novo recebimento de doses do Ministério da Saúde (MS).

Distribuição parcelada

Responsável pela produção ou compra e distribuição das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações para todos os Estados do País, o MS sinalizou, desde o início da campanha, que as doses seriam enviadas de forma parcelada.

Assim, os Estados, ao receberem as doses do Ministério da Saúde, se encarregam de distribuir as vacinas pelos municípios. Por fim, as prefeituras se encarregam de vacinar a população nos postos de saúde. O objetivo é uma atuação conjunta para que a população fique protegida contra doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.