Com cinco linhas e 28 estações, BRT Norte-Sul começa a operar neste sábado; confira as novas linhas
28 agosto 2024 às 16h41
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O BRT Norte-Sul deverá começar a operar neste sábado, 31, após uma década de construção. O transporte contará com cinco linhas, abrangendo 29,6 km e 28 estações. Nos primeiros dias, a RedeMob, consórcio responsável pelo BRT, disponibilizou equipes para fornecer informações e tirar dúvidas dos usuários.
As estações, que receberam nomes de plantas nativas do Cerrado, são equipadas com Wi-Fi gratuito, sistema de segurança com reconhecimento facial e acessibilidade para pessoas com deficiência. Já os novos ônibus terão ar-condicionado, tomadas USB e sistema de monitoramento em tempo real. A passagem continua com o preço de R$ 4,30, sendo permitido integração com outras linhas.
Entre as mudanças estão as alterações de linhas e pontos de ônibus, já que o BRT deve absrover demanda de rota e parada de algumas linhas convencionais. Além disso, as estações espalhadas pelo percursos oferecerão excelência e segurança para os passageiros.
Linhas
O BRT Norte-Sul contará com cinco linhas: NS1 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Paulo Garcia); NS2 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Paulo Garcia semiexpressa); NS3 (Parque Atheneu/Terminal Paulo Garcia); NS4 (Terminal Recanto do Bosque/Praça Cívica) e NS5 (Terminal Recanto do Bosque/Terminal Paulo Garcia). Além disso, o BRT Norte-Sul está conectado a 136 linhas da RMTC, e mais cinco linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).
- No Terminal Cruzeiro e Veiga Jardim, as linhas NS1 e NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia) e 616 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Cruzeiro/Terminal Isidória expresso). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica;
- No Terminal Haile Pinheiro e Recanto do Bosque, as linhas NS4 e NS5 substituirão a linha 013 (Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro);
- No Terminal Isidória, as linhas NS1 e *NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia), 007 (Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária) e 616 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Cruzeiro/Terminal Isidória expresso). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. A linha 002 (Parque Atheneu/Centro/Rodoviária) será substituída pela linha NS3;
- No Terminal Paulo Garcia, as linhas NS1 e NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia), 007 (Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. A linha NS3 substitui a linha 002 (Parque Atheneu/Centro/Rodoviária). E as linhas NS4 e NS5 substituem a linha 013 (Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro).
Ao Jornal Opção, o presidente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, afirmou que as mudanças não irão causar confusão ao usuário já que terão 200 colaboradores da companhia auxiliando os usuários em todos os terminais.
“Estamos tentando informar o usuário das 5h da manhã até as 20h em vários locais relacionados ao BRT. Tentando informar, deixar a população e os usuários saberem como funcionará o BRT”, explicou.
Trajeto
O BRT Norte-Sul deve cortar Goiânia, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, e passando pelos terminais Cruzeiro, Correios (a construir), Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, até o Parque Atheneu.
Na Praça do Bandeirantes, o BRT deve cruzar com o Eixo Anhanguera, que passa a ser chamado de BRT Leste-Oeste. No corredor do BRT Norte-Sul estarão conectadas 136 linhas continuadas do transporte público da capital e mais cinco do Leste-Oeste, que se conectam no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Avenida Goiás, por meio das estações Rua 8 e Rua 7, ligando-se à estação Pitanga do BRT Norte-Sul.
Segundo Ulhôa, a experiência do usuário sera melhorada já que Goiânia contará com um transporte público mais rápido e confortável. “Temos ônibus mais confortáveis, ônibus com ar-condicionado, ônibus com menos ruído. As viagens também ganharão um pouco de tempo a mais. Não vamos dizer nesse primeiro momento algo muito significativo, mas com certeza a cada semana, a cada mês, nós vamos conquistando viagens mais rápidas. Então, eu acredito que a satisfação do usuário vai ser muito boa. Nós apostamos muito nisso”, disse.
Por fim, o presidente afirmou que os próximos passos para o BRT será a licitação para completar o Trecho 1, que segue do Terminal Isidória ao Terminal do Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. “O processo licitatório já está sendo preparado pela prefeitura de Goiânia. Os trâmites já estão sendo providenciados. Na sequência disso, a prefeitura de Aparecida, com certeza, vai tomar as devidas providências a nível federal para estender do Cruzeiro até o Veiga Jardim”, completou.