Com casa cheia, Filarmônica de Goiás faz belíssima apresentação neste domingo (9/10)
09 outubro 2016 às 14h37

COMPARTILHAR
No Palácio da Música, orquestra deu verdadeiro show. Quem reclama de falta de “cultura” em Goiânia só pode estar mal informado

Na manhã deste domingo (9/10), fui ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) com uma tia, uma prima e minhas irmãs assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás. Não foi a primeira vez que prestigiei os músicos de altíssimo nível da Filarmônica, mas devo dizer que fiquei surpreso com a apresentação.
Já por volta de 10h50 o Palácio da Música estava quase que completamente cheio. Dezenas de pessoas — uma pluralidade que me chamou atenção — aguardavam ansiosamente o espetáculo, que foi, na verdade, uma reapresentação da Sinfonia Nº1, de Gustav Mahler, e Variações Sobre um Tema de Haydn, obra do compositor J. Brahms.
Às 11 horas em ponto o maestro Neil Thomson subiu ao palco para comandar a emocionante interpretação de clássicos da músicas. Ele dispensa elogios e comentários — premiado e elogiado mundo afora, comanda uma orquestra como poucos.
Com o programa em mãos — material bem produzido, com papel de alta qualidade e diagramação impecável –, a plateia acompanhou atentamente: até crianças que ali estavam conseguiram apreciar.
A equipe do CCON também merece menção especial: funcionários competentes, gabaritados e extremamente educados auxiliaram o público, garantindo a tranquilidade do evento.
Gratuito, em horário e dia acessíveis, o espetáculo prova que há programação cultural em Goiânia sim e, acima de tudo, atrai cada vez mais a sociedade. Fiquei extremamente feliz em ver que um espaço tão importante como o CCON e uma orquestra como a Filarmônica de Goiás têm recebido a atenção necessária.
Destaco também a presença dos talentosos garotos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que abrilhantaram ainda mais a manhã.
Para quem quiser ver um pedacinho da apresentação, registrei breves 30 segundos abaixo: