Projetos de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PTB) garantem benefícios aos agentes de saúde e coveiros

Vereadora Sabrina Garcêz (PTB) | Foto: Arquivo
A gestão Iris vetou integralmente duas matérias de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PTB) que garantiam benefícios a servidores municipais. Mas, durante a sessão orfinária desta terça-feira (18/9), os dois vetos foram derrubados.
Com o apoio de vereadores da base aliada, foi rejeitado o veto do prefeito ao projeto que obriga o Paço a fornecer equipamentos de segurança como bota, luvas, máscaras, sombrinhas e capas de chuva aos coveiros que trabalham nos cemitérios municipais.
“Eles lidam com agentes transmissores de doença, com situações insalubres, com sacos de ossada. É um trabalho que por si só já representa um risco para esse trabalhador.É uma questão lógica e de dignidade, infelizmente o prefeito vetou mas contei com vereadores, inclusive da base, que foram sensíveis e agora tenho certeza que com uma nova conversa com o Paço o prefeito irá cumprir com as determinações da lei”, disse Sabrina.
A outra matéria que deve ser promulgada depois da derrubada do veto garante o repasse direto de verba federal aos agentes de saúde. O recurso antes era enviado pelo Ministério da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e deveria ser utilizado para compra de equipamentos de segurança, mas o repasse não estava sendo feito.
“Hoje quando a gente vê um agente de saúde trabalhando a gente percebe que ele não tem sombrinha, protetor solar, muitas vezes falta até caneta e papel. Com o dinheiro sendo depositado diretamente pra eles, eles serão os responsáveis quanto a isso e com certeza vão buscar melhorar o seu trabalho no dia-a-dia”.
Com a mudança, cada agente de saúde receberá cerca de R$ 1 mil por ano para a compra dos materiais.
Deixe um comentário