O Cine Cultura terá duas estreias, sessões gratuitas de clássicos do cinema brasileiro e um encontro dedicado ao cineclubismo na programação entre 27 de agosto e 2 de setembro, em Goiânia. Entre os destaques estão o relançamento da animação japonesa “Akira” e a chegada do longa nacional “Aquele que Viu o Abismo”.

A programação gratuita também ganha espaço no fim de semana, com as últimas sessões da mostra “A Cinemateca É Brasileira: Da Comédia ao Drama”, realizada em parceria com a Cinemateca Brasileira. Obras de nomes como Eduardo Coutinho, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade integram a seleção.

“Akira” volta às telonas

Um dos principais destaques da semana é o retorno de “Akira” aos cinemas, nesta quinta-feira, 27. Dirigida por Katsuhiro Otomo, a produção é considerada um dos clássicos da animação japonesa e da ficção científica.

A história se passa em uma Neo-Tokyo pós-apocalíptica, reconstruída após uma explosão que desencadeou a Terceira Guerra Mundial. O longa acompanha uma trama marcada por experimentos, poderes psíquicos, violência e conflitos políticos.

A segunda estreia é brasileira. “Aquele que Viu o Abismo”, dirigido por Gregorio Gananian e Negro Leo, acompanha X, personagem envolvido em uma sequência de assassinatos e mistérios. Em meio à trama, ele tenta utilizar visões enigmáticas como uma forma de resistência ao sistema.

Clássicos brasileiros terão entrada gratuita

No sábado, 29, o Cine Cultura recebe mais uma etapa da mostra “A Cinemateca É Brasileira: Da Comédia ao Drama”. As sessões são gratuitas.

Entre as obras selecionadas está “Amei um Bicheiro”, de 1952, dirigido por Jorge Ileli e Paulo Wanderley.

O público também poderá assistir aos curtas “O Pedestre”, de Maria Luísa Leal, lançado em 1983, e “O Homem do Pau Brasil”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1982. O último apresenta uma cinebiografia irreverente do escritor modernista Oswald de Andrade.

No domingo, 30, a programação gratuita continua. Às 17h, será exibido “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, lançado em 2015.

Às 19h30, será a vez de “São Bernardo”, de Leon Hirszman. Lançado em 1972, o longa adapta para o cinema o romance homônimo de Graciliano Ramos.

Encontro Cineclubista exibe produção goiana

A programação também reserva espaço para o cinema produzido em Goiás. Na terça-feira, 1º de setembro, às 13h30, será realizado o Encontro Cineclubista, com entrada gratuita.

A atividade contará com a exibição de “Goyania: Outubro ou Nada”, curta-metragem de 29 minutos dirigido por Uliana Duarte.

A produção goiana foi construída como um ensaio epistolar feminino, reunindo sons e imagens de arquivos de diferentes épocas e autorias. O trabalho também utiliza registros feitos pela própria diretora em Super 8 entre 2009 e 2019 e se apresenta como uma carta direcionada à cidade de origem da realizadora.

Outros oito filmes continuam em cartaz

Além das estreias e sessões especiais, oito produções permanecem na programação do Cine Cultura durante a semana: “Mil Luas”, de Carina Bini; “O Convite”, de Olivia Wilde; “Uma Infância Alemã”, de Fatih Akin; “Acampamento Miasma: Adolescência, Sexo e Morte”, de Jane Schoenbrun; “Refém por um Fio”, de Gus Van Sant; “Os Ruminantes”, de Tarsila Araújo e Marcelo Mello; e “A Professora de Piano”, de Michael Haneke.

Os ingressos para as sessões comerciais custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada. Às segundas-feiras, todos os espectadores pagam meia. O pagamento pode ser realizado em dinheiro ou via Pix.

A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão e fecha 15 minutos após o início da exibição. Não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas na sala, com exceção de água engarrafada.

Leia também: Goiás confirmou 36 casos de doença de Creutzfeldt-Jakob em 21 anos, mas nenhum ligado à “vaca louca”