Cimehgo alerta para chuvas fortes e rápidas durante a semana em Goiás

Segundo especialista, esse tipo de chuva é comum na estação verão e alerta que situação deve permanecer no fim de semana

Goiás deve ser de chuva no fim de semana | Foto: Reprodução

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, alerta para chuvas fortes e rápidas durante a semana. Previsão pode se estender para o fim de semana em Goiânia e em Goiás.

“Como estamos tendo essa combinação de umidade e calor, podemos ter temporais, essas chuvas convectivas se formam rapidamente. Ontem, em Anápolis  choveu 57 milímetros em praticamente uma hora, mas, como estamos na estação verão esse tipo de comportamento pode ocorrer, então podemos ter  chuvas pontuais fortes, mas também chuvas leves.

Segundo Amorim, as chuvas convectivas, conhecidas como chuva de verão ocorrem em razão da diferença de temperatura nas camadas próximas à atmosfera terrestre. É uma chuva de abrangência local e acontece quando há a movimentação do ar. Ao subir, o ar quente carrega toda a umidade, e dá início ao processo de condensação, e depois a precipitação. São geralmente chuvas de pouca duração, mas com alta intensidade.

Fim de semana

De acordo com o especialista, para o fim de semana a expectativa é de continuidade do clima. Os prognósticos apontam que essas chuvas irregulares devem continuar, ou seja, pode ter algumas chuvas fortes isoladas e rápidas. Já outros locais podem ter apenas chuvas fracas”, pontua.

A população fica o alerta de que em caso de vento, não se abrigar debaixo de árvores,  por conta do risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.