Cientistas criam programa para divulgar conhecimento gerado pela pesquisa brasileira

Professor da UFG está entre os 50 pesquisadores envolvidos no trabalho

Foto: Pedro Gabriel/Secom UFG

O Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SOU_Ciência), é um trabalho feito apenas por cientistas brasileiros que tem como principal objetivo divulgar os benefícios gerados pela ciência produzida no país, combatendo assim a ideia negacionista de que o dinheiro investido nesse meio não traz resultados. A inauguração oficial do grupo ocorreu nessa quinta-feira, 08.

O SOU_Ciência quer pesquisar mais afundo o retorno financeiro e sociocultural que o investimento em pesquisas acadêmicas traz hoje ao Brasil. Os pesquisadores querem analisar como os diversos estudos desenvolvidos nas universidades brasileiras ajudam a sociedade em si. Um dos 25 professores associados, Nelson do Amaral é da Universidade Federal de Goiás. Ele desenvolveu uma pesquisa que mostrou que para cada R$ 1 investido em pesquisa no Brasil, R$ 4 retornam à sociedade. Esse é um dos viés que o grupo quer pesquisar e tornar público para todo o Brasil.

O SOU_Ciência disponibilizará bolsas de pesquisa para quem quiser entrar nas modalidades de iniciação científica e pós-doutorado.

*Com informações do O Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.