Cientistas criam primeiro nugget de frango com carne produzida em laboratório

17 abril 2025 às 16h08

COMPARTILHAR
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, liderados pelo engenheiro de sistemas biohíbridos Shoji Takeuchi, alcançaram a criação do primeiro pedaço de frango cultivado em laboratório com formato e espessura similares ao da carne tradicional.
O nugget tem 7 centímetros de comprimento e pesa 11 gramas. A descoberta foi publicada na revista científica Trends in Biotechnology e também repercutiu na Nature. A produção de carne cultivada em laboratório é vista como uma solução promissora para combater a fome global e os impactos ambientais causados pela pecuária tradicional.
Essa tecnologia pode reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, especialmente em países como o Brasil, onde a produção de carne bovina ultrapassa o dobro do limite aceitável para cumprir as metas climáticas internacionais.
Diferente de outras iniciativas, que conseguiram apenas fragmentos ou carne desfiada, como ocorre em empresas da Califórnia, a equipe japonesa conseguiu desenvolver um corte inteiro de carne cultivada. O avanço foi possível graças à criação de um biorreator inovador, capaz de simular um sistema circulatório.
Veja o passo a passo do processo:
- Os cientistas utilizaram uma mistura de células de frango cultivadas em laboratório com hidrogel;
- Essa mistura foi inserida em um biorreator bioinspirado, desenvolvido para imitar os vasos sanguíneos;
- Fibras finas e ocas, semelhantes a canudos, foram utilizadas como vasos artificiais, por onde passa um fluido rico em oxigênio e nutrientes;
- Esse sistema manteve o tecido muscular vivo e saudável durante o crescimento;
- O resultado foi um pedaço de frango de 11 gramas com estrutura tridimensional.
Segundo Takeuchi, o sucesso desse experimento abre caminho para a produção de cortes inteiros de frango, carne bovina, suína e até peixe em laboratório. Essa tecnologia pode transformar a forma como produzimos e consumimos proteína animal.
Leia também: