Projeto que regulamenta a distribuição de sacolas plásticas em Goiânia motivou discussão

Vereadores Cida Garcês e Dra. Cristina: acusação na Câmara | Fotos: Eduardo Nogueira
Vereadores Cida Garcês e Dra. Cristina: acusação na Câmara | Fotos: Eduardo Nogueira

Os ânimos estavam exaltados na Câmara Municipal de Goiânia nesta quarta-feira (4/11). Após o bate-boca inicial entre o presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), e o vereador Paulo Magalhães (SD), foi a vez de duas parlamentares se estranharem.

Cida Garcês, também do Solidariedade, acusou a tucana Dra. Cristina de ter copiado seu projeto que regulamenta a distribuição de sacolas plásticas em Goiânia. A acusação foi feita após Cristina ter apresentado uma emenda-substitutiva ao projeto original.

“É uma vergonha! Ela copiou meu projeto! É uma pouca vergonha isso. Eu exijo respeito, é insuportável, nojento, o projeto é igualzinho”, vociferou Cida da tribuna, enquanto a tucana ria e se mostrava surpresa.

Revoltada, Cida Garcês pediu que o presidente Anselmo Pereira sobrestasse a propositura ao projeto original e avisou que vai distribuir cópias para todos os vereadores.

O projeto de lei da vereadora (que já havia sido aprovado) é semelhante ao que já existe em São Paulo e determina que sacolas plásticas reutilizáveis deverão ser oferecidas pelos estabelecimentos comerciais em duas cores: verde e cinza. O objetivo é ampliar a coleta seletiva de resíduos sólidos na capital.

Atualmente, as sacolas são tradicionalmente brancas — derivadas de petróleo -, o projeto prevê que elas sejam feitas de material biodegradável, que tem em sua composição 51% de material vegetal.