Chay Suede, Gil do Vigor e Caio Castro: Planilha de agências de publicidade avalia desempenho dos influenciadores em campanhas

24 janeiro 2025 às 09h25

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Uma planilha organizada por agências de publicidade e marketing viralizou nesta semana devido às avaliações dos desempenhos dos influenciadores nas campanhas. Chay Suede, Gil do Vigor, Caio Castro, Bruna Marquezine e Jojo Todynho foram alguns dos famosos criticados pelos profissionais. Originalmente, a lista estava disponível apenas para os profissionais da área, como uma forma de alertar os colegas de profissão sobre os possíveis problemas com cada celebridade, entretanto, a lista chegou ao público geral e se tornou um dos assuntos mais comentados no país.
Com mais de 130 páginas, o documento fala sobre atrizes, cantores, influenciadores, chefs, apresentadores e musas fitness. Comentários extremamente positivos, mas também sequências de críticas negativas caem sobre as personalidades, seja para reforçar a impressão geral do público ou para surpreender.
No documento, os profissionais classificam os desempenhos por nota, colocam orientações para os colegas que escolherem trabalhar com as figuras públicas, e informam ainda o período em que trabalharam com o influenciador ou influenciadora.
Avaliações negativas
“Péssima experiência. Cancelamos contrato com ele. Faltou em eventos que foi pago para aparecer. Fizemos uma campanha onde ele quis aprovar todas as fotos, e em quase nenhuma das seletadas ele mostrava o rosto direito (olhando para o lado, para baixo, rosto coberto). Escroto e estrelinha. Ligava para marca e mandava cair com os posts publicados”, compartilharam sobre o ator Chay Suede.
Sobre a influencer Jojo Todynho, os profissionais avaliaram: “Pensa numa mulher grossa, tem que mastigar e fazer mímica para ver se entende o briefing, se ela não entende se irrita e no set faz do jeito que quer, parece que tá fazendo um grande favor. A equipe serve de guarda-costas porque não intervém em nada, comunicação horrível. Se porta como superstar, mas extremamente desumilde e no fim nem performa bem o produto”.
A planilha não poupou a atriz Paolla Oliveira: “Não cumpre o combinado de horários, chega exausta após as gravações, sendo que foi ela quem escolheu o dia da gravação. Não deixa o diretor de criação aprovar a maquiagem nem o figurino, a bonita é quem dita! Além disso, ela que vai decidir e dizer o ‘TEMOS’ e depois a agência que lute para fazer milagres”.
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“Desesperador! Tudo precisa ser do jeito da gata e a equipe dela não ajuda em nada, só complicam ainda mais o que já foi alinhado e combinado em briefing. Se for depender dela para entregar, esperem algo bem mais ou menos e se for ter qualquer set com ela…. Preparem-se para pagar extra de locação e equipe”, o grupo de profissionais detona com a apresentadora Blogueirinha.
A atriz Bruna Marquezine, que já atua desde a infância, não ficou de fora das críticas: “Mal assessorada, faz apenas o mínimo e muito mal feito. Não lê briefing, faz as entregas completamente desorganizadas e amadoras, teve publicidade que tava acordado para ser às 20h e ela subiu de madrugada. A assessoria dela não responde e-mails, não se atenta nem ao período de validade contratual. Não consegue sequer compreender uma cláusula simples”.
A cantora Duda Beat também recebeu críticas negativas: “É profissional, mas muito estrela. Tudo cobra, não faz nada para conquistar o cliente e conseguir fazer o trabalho crescer, tanto é que ela foi a única que não quiseram renovar. Sempre com cara séria, pouco carismática nos dias de set. Uma pena, porque perdeu um contratão anual”.
Importante destacar que alguns artistas recebem mais de uma avaliação, podendo ter impressões diferentes em cada momento. Um exemplo é a humorista e apresentadora Tatá Werneck. Um comentário de 2024 colocou: “Tatá é super profissional, consegue se adaptar facilmente aos desafios que muitas vezes acontecem no dia e você ainda ganha uns stand ups grátis. Gênia”. Entretanto, um outro contratante de 2022 compartilhou: “Entrega bastante resultado, mas se não for com o diretor amiguinho dela, quando a diária chega na metade já começa a espanar. Se for em fotos você vai precisar ajustar até deixá-la linda, o que vai demorar”.
Louvores
Alguns artistas são tão positivamente avaliados que acabam por reforçar a imagem da celebridade.
Sobre Negra Li, disseram: “Simplesmente maravilhosa! Super prestativa, entrega tudo no prazo e um poço de carisma e beleza. Pena que o cliente para qual ela foi contratada é péssimo e não soube valorizar o contrato”.
O ex-bbb Gil do Vigor também conquistou os profissionais da publicidade: “No começo ele é meio tímido, mas vai se soltando e conquista todo mundo no set. É empenhado, prestativo e atencioso. Vale cada centavo cobrado, pois entrega qualidade e simpatia”.
Outra confinada da casa mais vigiada do Brasil, a influenciadora Rafa Kalimann, conquistou os colegas de profissão: “Ela é incrível, a campanha foi ótima! Uma querida real. tratou todo mundo super bem e ajudou demais nos conteúdos. Tava sempre disposta”.
“Nicole é extremamente gentil, engajada, pró ativa, respeita prazos, briefings, sempre ouve direcionais e traz propostas que fazem sentido para sua audiência”, avaliaram a influenciadora Nicole Bahls.
O ator Caio Castro conseguiu mais de um comentário positivo. Em um deles foi dito que “foi ótimo, ele é super desenrolado e ágil! Ele é meio quieto no começo mas vai se soltando. Super proativo e ágil. Terminou tudo antes do tempo. Me surpreendeu”. Em outro contexto, os publicitários disseram: “Super gente boa! Caio esteve muito disposto durante todo o período, tanto na diária que tivemos quanto nas trocas com a equipe. Me surpreendeu muito. Imaginei um hétero top escroto e recebemos um cara super fofo, dedicado e super engajado com tudo. Sem contar que é lindo de verdade”.
A lista não pode mais ser atualizada, já que os profissionais não pouparam meias palavras para avaliar (de forma anônima) as celebridades e a divulgação da planilha repercutiu.