Cerca de 38 municípios goianos aplicaram vacina vencida da AstraZeneca
02 julho 2021 às 14h56
COMPARTILHAR
Ao todo até 250 doses foram aplicadas fora do seu prazo de validade no Estado de Goiás
Segundo dados da DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) e do Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica) que foram cruzados e analisados pela Folha de S.Paulo, até o dia 19 de Junho, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. Em Goiás, 38 municípios teriam aplicado o imunizante vencido.
As vacinas da AstraZeneca vencidas integram um dos oito lotes importados ou adquiridos por consórcio. Uma parte desses lotes veio do Instituto Serum da Índia e podem ser identificados na carteira individual de vacinação com o código “4120Z005”. A outra, é da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e têm o código “CTMAV501”.
Caso o cidadão verifique em sua carteira de vacinação da Covid-19 que recebeu um desses oito lotes nos códigos passados, ele poderá em até 28 dias, procurar se vacinar novamente. A vacina vencida não produz os anticorpos para a proteção do Coronavírus.
Goiânia
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (02), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população. (Confira abaixo a nota)
Esclarecimento vacina AstraZeneca
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população, conforme publicado em reportagem na edição desta sexta-feira (2/7) no jornal Folha de S. Paulo. As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas. A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque. Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento. A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.
Confira os municípios goianos que teriam recebido a vacina vencida:
- Goiânia
- Vicentinópolis
- Alexânia
- Porteirão
- Novo Brasil
- Águas Lindas De Goiás
- Itapuranga
- Anápolis
- Santo Antonio Do Descoberto
- Mineiros
- Caldas Novas
- Aparecida De Goiânia
- Planaltina
- Paraúna
- Bom Jesus De Goiás
- Itumbiara
- Inhumas
- Uruana
- Goiatuba
- Nazário
- Bela Vista De Goiás
- Vianópolis
- Britânia
- Formosa
- Morrinhos
- Cristalina
- Morro Agudo De Goiás
- Nova Veneza
- Sanclerlândia
- Palmeiras De Goiás
- Padre Bernardo
- Mozarlândia
- Rialma
- Montes Claros De Goiás
- Santa Rita Do Araguaia
- Goianira
- Alvorada Do Norte
- Goiás
*Com base em informações do jornal Folha de S.Paulo
(Matéria atualizada as 16h36)