O projeto de revitalização do Centro de Goiânia prevê a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para estacionamentos horizontais e verticais na região central. O documento, apresentado nesta segunda-feira, 23, pelo prefeito Rogério (Republicanos), especifica ainda a isenção total do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel.

Leia também: Centro: revitalização inclui isenção de imposto, pedestrianização e incentivo a cultura

A medida faz parte de uma série de ações cujo objetivo é ampliar as potencialidades econômicas do Centro da capital. O Programa Centraliza já está em andamento e é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos.

Imóveis comerciais que promoverem a readequação das fachadas e das publicidades também devem receber isenção total do IPTU por três anos, além de 40% de desconto por 2 anos.

Já os imóveis comerciais que passarem pelo processo de retrofit, restauração e preservação da arquitetura original dos prédios antigos da região, devem receber a isenção total por cinco anos e o desconto de 40% por mais 2 anos.

Imóveis residenciais também devem receber os descontos de 100% e 60% por cinco e dez anos respectivamente. Além disso, estruturas que passarem pelo processo de retrofit poderão ter o imposto zerado por 8 anos, além de desconto por mais 13.

De imediato

A proposta, que se divide em etapas de curto, médio e longo prazo, inclui ainda o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) que será realizado no Mercado da Rua 3, substituição e revitalização de pontos de ônibus, recapeamento asfáltico, troca de iluminação e retirada de fios irregulares.

Leia também:

Centro de Goiânia: trecho de quase 1km da Anhanguera pode ser fechado para veículos para priorizar pedestre

Centro de Goiânia: da homenagem ao povo trabalhador até o descaso com nossa memória