Ceia saudável: saiba como aproveitar o Natal sem fugir totalmente da dieta

Confira seis dicas de nutricionista para não ficar com a consciência pesada e ainda uma receita de Panetone Low Carb

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dezembro chegou e o espírito festivo toma conta de muitas pessoas. É tempo de celebração, de reunir a família e estar ao lado de quem gostamos. E quanto o assunto é a noite de Natal, logo pensamos na ceia, com mesa farta e muita comida gostosa. Será que é possível “manter a dieta” essa época do ano?

Jornal Opção ouviu uma especialista para trazer dicas de como manter o equilíbrio e sair da rotina sem fugir completamente da dieta. A nutricionista esportiva nutricional Aryanne Reis listou seis dicas valiosas para curtir o fim de ano sem peso na consciência.

1- Priorize no seu prato legumes, verduras e proteínas ( sejam elas vegetais ou animais);

2- Não misture os carboidratos: escolha entre o carboidrato da ceia ( arroz, farofa…) ou doces. Tente manter o equilíbrio.

3- Se for viajar, aproveite para “turistar” a pé. Esse momento já ajudará a “queimar” um pouquinho das calorias que foram consumidas em excesso.

4- Não faça “jejum”! Os lanches intermediários precisam serem realizados. Procure ter sempre na bolsa uma barrinha de nuts saudável ou até mesmo castanhas.

5- Evite exageros! Lógico, não vai se privar de experimentar as preparações da ceia, mas não precisa “nadar de braçada”, como se não houvesse amanhã… porque sempre há!

6- O consumo exagerado da bebida alcoólica não trará benefícios para “dieta”. Procure alternar sempre com água para amenizar o prejuízo. Uma boa hidratação auxilia tanto na retenção hídrica, quanto na ressaca.

Para dar uma mãozinha para aqueles que pretendem curtir a ceia de Natal sem se jogar nas “gordices”, Luciana Morais, proprietária da empresa Amora Sabores Light, que fornece refeições saudáveis, teve a ideia de preparar uma ceia completa com ingredientes menos calóricos.

No menu da ceia, que serve até 20 pessoas, tem arroz com castanhas, lombo recheado, salpicão, rondelle recheado de ricota ao molho de damasco e espinafre, farofa natalina, salada tropical e chester.

Para Luciana, é possível preparar uma ceia natalina mantendo o sabor das comidas e sem fugir da tradição.

“A nossa ideia não é deixar o menu light e sim mais saudável, buscando agregar sabor e nutrientes. Por exemplo, em vez de oferecer um arroz branco comum, o que sugerimos em nosso menu é um arroz com castanhas, além de ter tudo a ver com natal, o arroz ganha nutrientes e se torna mais saudável”, explica.

Se você se inspirou e vai manter a linha na noite de Natal, aproveite pra fazer essa receita de Panetone Low carb:

Ingredientes:
6 ovos
250g de farinha de amêndoas
Gotas de cacau 70%
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de goma xantana
150g de xilitol
1 colher de sopa de óleo de coco
Raspas de 1limao e 1 laranja
1 forma grande de panetone (ou você pode fazer vários mini panetones)
Amêndoas laminadas para decorar

Modo de preparo: Em uma batedeira bata as claras até atingir o ponto de neve, quando aquirir consistência acrescente uma gema por vez e continue batendo. Na sequência adicione o xilitol, as raspas de limão e laranja, o óleo de coco e bata novamente. Em um bowl, misture a farinha de amêndoas, a goma xantana e o fermento em pó. Pegue a misture da batedeira e junte com a mistura de farinhas, com o auxílio de um fuê misture até obter uma massa consistente e homogênea. Acrescente as gotas de cacau 70% e misture novamente. Transfira a massa para a forma de papel e decore com as amêndoas laminadas. Leve ao forno pré aquecido a 200°C até a massa crescer, depois diminua a temperatura para 160°C. Faça o teste do palito até sair limpinho. Está pronto!

Receita: Simone Salgueiro

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.