CEI das Pastinhas ouve mais dois empresários nesta segunda
20 novembro 2015 às 11h22
COMPARTILHAR
Comissão de investigação se reunirá com Eduardo de Paula Schmid e Ladjane Davi de Freitas. da Tenda Construtora
A Comissão Especial de Investigação (CEI) das Pastas Vazias ouve na próxima segunda-feira (23/11) mais dois depoimentos.
Foram convocados o empresário Eduardo de Paula Schmid e a representante da Tenda Construtora S/A Ladjane Davi de Freitas. A reunião começa às 9 horas na sala de comissões da Câmara Municipal de Goiânia.
Nesta semana, a CEI das Pastinhas pediu investigação ao Ministério Público e à Polícia Civil da conduta dos fiscais da prefeitura Wilmar Batista de Morais e Jaime Emílio Lopes Dias, que atestaram início de obra em áreas onde os vereadores só encontraram entulho e mato.
A prática foi identificada em quatro terrenos no Jardim Goiás e em um no Jardim Atlântico. Nos laudos, os fiscais atestam que as obras estavam “em fase de vigas baldrames, atendendo ao artigo 157 da Lei Complementar nº 177, de 09/01/2008”.
Engenheiros da Câmara Municipal, que acompanharam diligências de vereadores, atestaram que não foi executada a fundação, exigência básica para caracterizar início de obra. Segundo o artigo 157 do Código de Obras do Município, é necessário concluir toda a perfuração e concretagem até o chamado bloco de transição ou vigas baldrames.
“Ficou claro para nós que os laudos foram falsificados e é fundamental saber os motivos. É preciso apurar a prática de crimes de falsidade ideológica e improbidade administrativa e investigar se houve corrupção. Os fiscais falsificaram laudos e é importante saber os motivos”, sustenta o presidente da CEI, Elias Vaz.
A representação, assinada por Elias, Geovani Antônio (PSDB) e Paulo Magalhães (SD), também inclui os nomes dos empresários responsáveis pelas áreas beneficiadas. Os quatro terrenos no Jardim Goiás pertencem a Lourival Louza Júnior, do Grupo Flamboyant. Já os alvarás de construção foram emitidos em nome do ex-sócio dele, Dener Justino, da Opus Incorporadora.
Consta ainda na representação Alcyr Mendonça Júnior, proprietário de área no Jardim Atlântico onde o fiscal da prefeitura também atestou início de obra, apesar de a construção nunca ter começado.
A CEI das Pastinhas já ouviu nove empresários e vários funcionários da prefeitura