Pep Guardiola, um dos técnicos mais renomados do futebol mundial, está na mira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o site The Athletic, a CBF está determinada a convencer o espanhol, atualmente no Manchester City, a assumir o comando da Seleção Brasileira.

Guardiola, que já expressou admiração pela seleção, enfrenta incertezas quanto à renovação de contrato com o clube inglês. Segundo a reportagem, Guardiola deseja treinar uma seleção nacional e estaria interessado em um projeto de longo prazo, com foco na Copa do Mundo de 2030.

Apesar de ter sido sondado para comandar a Inglaterra, o técnico não demonstrou interesse no projeto, e a Federação Inglesa optou por Thomas Tuchel, ex-técnico de clubes como Chelsea, PSG e Bayern de Munique. A CBF, segundo o site, tem feito contatos frequentes com Guardiola ao longo de 2024, reforçando o interesse de contar com ele no comando do Brasil.

Em janeiro, após Ednaldo Rodrigues ser reconduzido à presidência da CBF pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a CBF contratou Dorival Júnior, encerrando as negociações com Carlo Ancelotti, que recusou a proposta.

O contrato de Guardiola com o Manchester City termina em junho de 2025. A equipe, que passa por uma fase difícil com lesões importantes, incluindo a do Bola de Ouro Rodri, sofreu três derrotas consecutivas, incluindo uma goleada de 4 a 1 para o Sporting na Champions League.

Essa situação aumentou as especulações sobre a possibilidade de Guardiola encerrar seu vitorioso ciclo de oito anos no clube, onde conquistou 18 troféus. Porém, segundo o The Athletic, a tendência é que Guardiola renove por mais uma temporada antes de realizar o sonho de treinar uma seleção.

Fontes próximas ao técnico afirmam que ele teria ficado desapontado quando a CBF desistiu de contratá-lo após sua passagem pelo Barcelona, mas que ele continua animado com a ideia de comandar o Brasil.

Enquanto isso, a seleção brasileira, sob o comando de Dorival Júnior, se prepara para enfrentar a Venezuela, em 14 de novembro, e o Uruguai, em 19 de novembro, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Após um início difícil, o Brasil conquistou duas vitórias na última Data Fifa, alcançando o 4º lugar, com 16 pontos, atrás da líder Argentina, atual campeã do Mundo e da Copa América, com 22 pontos.

Leia também: