O anúncio de que o Brasileirão terá um jogo de abertura a partir da próxima temporada deixou de mencionar um ponto crucial do calendário do futebol divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta semana: o campeonato não será interrompido durante a realização da Copa América.

O torneio de seleções está programado para ocorrer entre 20 de junho e 14 de julho, com sede nos Estados Unidos (um dos países que sediará a Copa do Mundo de 2026, juntamente com México e Canadá). O Brasil participará da competição, embora as datas dos jogos e o grupo de confronto ainda não tenham sido divulgados.

Enquanto a seleção estiver nos Estados Unidos, o Brasileirão continuará em pleno andamento, seguindo a programação estabelecida pela CBF. Durante o período da Copa América, estão programadas seis rodadas (13ª à 18ª).

Isso sem contar as rodadas 11 e 12, previstas para ocorrer na semana que antecede a Copa América, sem a presença dos jogadores convocados, e também a 19ª, marcada para três dias após a conclusão do torneio de seleções.

Em resumo, embora o restante do calendário preveja pausas durante as datas da FIFA, para amistosos e jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, é altamente provável que diversos clubes da elite nacional disputem até nove rodadas desfalcados de alguns de seus principais jogadores. Isso representa 23% do campeonato total, que consiste em 38 rodadas.

Por ser uma data FIFA oficial, as equipes são obrigados a liberarem seus atletas. Isso é um desrespeito aos clubes, que perderão importantes jogadores que ajudariam seus times em uma das competições mais disputadas do mundo, que é o Campeonato Brasileiro.

E o pior: na maioria das vezes, esses atletas convocados vão somente a passeio na Seleção Brasileira, já que recebem pouquíssimas oportunidades e muitas vezes não chegam nem a entrar em algumas partidas da amarelinha.

O Brasileirão está programado para começar em 14 de maio, com a partida de abertura prometida pela CBF, sendo provável que o campeão de 2023 seja uma das equipes participantes desse jogo. A rodada final está agendada para 8 de dezembro.

No desenho do calendário da CBF, também foram definidas as datas para as competições estaduais e outras competições nacionais, como a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e as séries B, C e D do Brasileiro.

Leia também: