Católicos exigem a demissão do reitor da PUC Goiás por ser filiado ao PT

Grupo liderado por Marco Rossi foi à cúria exigir um posicionamento do arcebispo e do bispo de Goiânia sobre o assunto 

Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás, em entrevista ao Jornal Opção, em 2009 | Foto: Edilson Pelikano / Jornal Opção

Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás, em entrevista ao Jornal Opção, em 2009 | Foto: Edilson Pelikano / Jornal Opção

Um grupo de católicos liderados pelo estudante Marco Rossi Medeiros foi à Arquidiocese de Goiânia exigir a demissão imediata do reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Wolmir Amado.

O jovem — que ficou famoso nas redes após chamar professores da universidade de “excomungados” em um seminário — explica no vídeo abaixo que o reitor é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, portanto, não poderia continuar no cargo.

“Além de ser um escândalo público, é proibido pelo Código de Direto Canônico da igreja, previsto no Cânon 810”, argumenta. Veja:

Católicos começam a exigir a expulsão do reitor da PUC-GO por ser filiado a partido marxista.

Publicado por Wesley Porfírio Nobre em Terça, 22 de março de 2016

 

Em entrevista ao Jornal Opção, Marco Rossi explica que toda a reitoria da PUC Goiás está “contaminada” com representantes de partidos comunistas, aliados ao Marxismo. “Isso não pode continuar assim. É uma afronta à Igreja Católica”, justificou.

Segundo ele, o bispo auxiliar, Dom Levi, o receberá nesta terça-feira (22/3) para discutir sobre o assunto. Justamente por isso, a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Goiânia informou à reportagem que não pode se posicionar sobre o assunto, já que não foi informada, oficialmente, sobre a solicitação do grupo.

O jovem explica que, enquanto Arcebispo, Dom Washington é o “chanceler” da PUC Goiás e tem o poder para destituir o reitor Wolmir Amado. Daí a exigência. “Iremos todas as semanas à Cúria até que ele seja demitido”, avisou Marco Rossi.

“Temos que preservar a integridade da doutrina. O reitor de uma faculdade confessional católica, ainda mais erigida a Pontifícia, não pode ser alinhando com o marxismo”, completou.

Jornal Opção entrou em contato com a assessoria de imprensa da PUC Goiás, que informou que deve se posicionar em breve.

Veja o Cânon citado pelo grupo:

§ 1. A autoridade, que seja competente segundo os estatutos, tem o dever de providenciar para que nas universidades católicas sejam nomeados docentes que, além da idoneidade científica e pedagógica, se distingam pela integridade da doutrina e pela probidade de vida, de forma que, se faltarem estes requisitos, e observado o processo estabelecido nos estatutos, sejam removidos do cargo.

Can. 810

 

LEIA MAIS

Professores da PUC Goiás saem em defesa do reitor: “Filiação partidária é direito legítimo”

Arquidiocese apoia reitor e sugere que jovem que pediu sua demissão se auto-excomungou

29 respostas para “Católicos exigem a demissão do reitor da PUC Goiás por ser filiado ao PT”

  1. Avatar Fransco Amorim disse:

    É um ultraje ter um comunista do PT à frente da PUC. Queremos a imediata demissão deste petralha excomungado!

  2. Avatar Bordô disse:

    Hahahaha! Então terão que fazer uma manifestação dessa para tirar o PAPA também, bem como metade dos bispos católicos do Brasil e América Latina.

    Fanáticos malucos que não sabem conviver com a democracia, deveriam ir morar embaixo de uma pedra.

  3. Avatar Olenka disse:

    Ele cometeu algum ato desonroso por influência desta filiação ??? Fora isso, é extremismo e esse é um dos graves problemas do PT, intolerância !!!

  4. Avatar Fatima Ermida disse:

    MUITO BOM!!!!!! Não se justifica um católico ser comunista

    • Avatar Bordô disse:

      Já ouviu falar em teologia da libertação? Concílio Vaticano II? São Francisco de Assis?

      • Teologia da libertação foi desvirtuada e virou comunismo puro, seus adeptos nem creem nos milagres da Bíblia. Comunismo é anticristão e anti São Francisco, enquanto este pregava a aproximação com os pobres o comunismo tira de todo mundo inclusive os pobres para dar ao Estado e por meio do estado o ditador messias distribui para a nação. Não existe socialismo democrático é sempre totalitário por natureza.

      • Avatar Bordô disse:

        Quanta propaganda e desinformação… nossa! Também vou inventar versões absolutamente mentirosas sobre qualquer coisa que eu não concordo para mostrar que minha moral é superior! Triste!

      • Avatar Hugo Nunes Rosa disse:

        Já ouviu falar em estudar?

      • Avatar Bordô disse:

        Que respostinha de criancinha!

      • Avatar Hugo Nunes Rosa disse:

        Ainda não foi estudar? Prove que estás certo, meu jovem.

      • Avatar Bordô disse:

        Eu tanto estou certo que o Arcebispo se posicionou como se posicionou em relação a essa bobeira de vocês!

        Vocês estão causando grave vergonha alheia em todo mundo com tamanha desinformação e falta de bom senso. O Papa Francisco está muito a esquerda do reitor em questão, e chegou ao poder muito por conta da corrupção tocada por grupos conservadores.

        Agora que deu ruim, chega! Vá você estudar, ver que essa gritaria serve apenas para muito constrangedoramente expor sua ignorância! Adolescente reaça é um negócio deprimente demais! Conseguir estar a direita da Igreja católica em pleno século 21… minha nossa! Reflita sobre a força repressora, fundamentalista e de retrocesso que vocês se propoem a ser perante o mundo.

      • Avatar Hugo Nunes Rosa disse:

        E agora? Vai la ver no que deu, espertão.

  5. Avatar edmalvadeza disse:

    Concordo plenamente, pois um comunista não acredita em Deus, a doutrina comunista é ateísta. Veja como exemplo a Dilma querendo falar da Biblia. A lei foi feita para ser cumprida, seja pelo papa, seja pelo bispo ou pelo padre. Se não existisse a lei seria fácil, mas já que existe, ou se cumpre ou então acabe com todas as doutrinas da igreja católica, parafraseando Jesus, “À Cesar o que é de Cesar e à Deus o que é de Deus”…

  6. Avatar Marcia Oliveira disse:

    Afronta é ter em nosso pais, tipos fanáticos que em nome de DEUS defende apenas seus interesses
    .

  7. Avatar Rodolfo Galiza disse:

    Se o Arcebispo não atender nem responder, colham elementos de informação, documentos e remetam à Nunciatura Apostólica! Caso o Núncio também fique inerte, remetam tudo à Sagrada Congregação para o Ensino Religioso, à Sagrada Congregação Para os Bispos e à Sagrada Congregação para a Doutrina
    da Fé. Se possível, peçam para alguém traduzir tudo para o italiano e mandem para a Cidade do Vaticano, Roma.

  8. Avatar Aroldo Filho disse:

    Faço minhas, as palavras de Rodolfo Galiza, que o faz em um dos postes abaixo.

    “Se o Arcebispo não atender nem responder, colham elementos de informação, documentos e remetam à Nunciatura Apostólica! Caso o Núncio também fique inerte, remetam tudo à Sagrada Congregação para o Ensino Religioso, à Sagrada Congregação Para os Bispos e à Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Se possível, peçam para alguém traduzir tudo para o italiano e mandem para a Cidade do Vaticano, Roma.”

  9. Avatar José Oliveira disse:

    Desde que dia o PT é marxista?
    Como a ultra direita é carente de leitura…

  10. Avatar Lucas José disse:

    O que deveria ser levado em conta é que esse rapaz está agindo por puro ideologismo, ele não age conforme a doutrina cristã, mas sim por ideologia política que ele defende. Um rapaz desses deveria levar uma taca dos pais. Nazista é que não sabem conviver com as diferenças, e essas pessoas demostram realmente isso. A senhora argumenta ainda que um petista n pode estar a frente de uma universidade, pois o partido está envolvido em corrupção.. kkkk por acaso o sr. reitor está ensinando como corromper?

  11. Avatar Gloria Werdine Machado disse:

    Que absurdo. comunismo é de ideias de ateísmo, é o fim dos tempos mesmo, eu mudo de religião.

  12. Avatar Gloria Werdine Machado disse:

    Os padres e freiras no passado nos doutrinavam contra o comunismo e nos tempos de hoje são os próprios?Que absurdo a arquidiocese apoiar a bandeira vermelha Não sou mais católica, acredito na religião mas nos seus dirigentes nunca mais.O Leonardo Bofe foi afastado da igreja por Roma e agora os outros o seguem?

  13. Avatar Rossana Madruga disse:

    Nasci e cresci em um lar Evangélico, estudei a Bíblia desde a tenra infância e quando leio esses comentários referentes ao comunismo… ao socialismo, vejo o quando faz falta a essas pessoas lerem a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, na essência todos os ensinamentos de Jesus Cristo reportam a uma sociedade livre de desigualdades sociais, livre de preconceitos, unida pelo amor ao próximo, pela caridade…. enfim Jesus Cristo pregava sim uma sociedade comunista na sua mais verdadeira forma. Hoje a Igreja Católica tem a sua frente um Papa admirável pela sua postura negando a ostentação da Igreja Católica, pregando a compreensão, o amor…. enfim o que estou vendo aqui em muitos comentários é a apologia à intolerãncia e ao ódio, isso não é Cristão!!! E se Cristo estivesse aqui hoje certamente esse rapaz estimularia o POVO A ESCOLHER BARRABÁS PARA SER LIBERTADO… no nosso tempo não seria usada a CRUZ …. talvez uma metralhadora…uma cadeira elétrica ou qualquer outro artefato do nosso tempo!!

  14. Avatar Maurozam Da Silva disse:

    Um partido que apoia leis de incentivo contrarios aos ensinamentos bíblicos não pode de jeito nenhum ter um lider em instituição de ensino da igreja, apoio total a esta causa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.