Carmén Lúcia confirma vinda a Goiânia na sexta-feira (9/2)
06 fevereiro 2018 às 10h56

COMPARTILHAR
Presidente do STF participará da entrega de cerca de 27 mil armas, que estavam em poder do Judiciário goiano, ao Exército

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (STJ), a ministra Carmén Lúcia confirmou vinda a Goiânia na sexta-feira (9/2). A informação foi publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).
A visita é a segunda em pouco mais de um mês desde que, no início do ano, foi desencadeada uma crise no sistema prisional — inclusive com grande rebelião no semiaberto do complexo penitenciário de Aparecida de Goiânia.
[relacionadas artigos=”114371″]
O objetivo da vinda é conhecer as medidas que foram tomadas pelo tribunal goiano para tornar mais célere o trâmite de processos de presos dos regimes aberto, semiaberto e em condicionais para progressão.
Além disso, às 10 horas, Cármen Lúcia participará da entrega de cerca de 27 mil armas, que estavam em poder do Judiciário goiano, ao Exército.
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, foi iniciada uma força-tarefa na 2ª Vara da Execução Penal de Goiânia, que conta com demanda de quase 9 mil processos. Até agora, já foram movimentados mais de 4 mil autos e feitas, aproximadamente, 500 audiências e 1,3 mil atos processuais.
Além disso, cerca de 9 mil presidiários já foram inseridos no Banco Nacional Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), o que representa mais de 50% da população carcerária goiana total do Estado, ultrapassando a meta estabelecida pela própria presidente do STF e do CNJ. O BNMP reúne informações processuais e pessoais de todos os detentos sob custódia nos Estados e permite o acompanhamento das prisões em tempo real em todo o País. (Com informações do Centro de Comunicação Social do TJ-GO).