O tio de Pablo Marçal (PRTB) e candidato a vereador por Mozarlândia, no norte goiano, Edson Marçal (Podemos), ganhou destaque no debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo desta terça-feira, 17. O aposentado, de 71 anos, que tenta pela quarta vez uma vaga no Legislativo municipal, teve declarações feitas usadas por adversários de Marçal.

LEIA TAMBÉM

Fred Rodrigues, Pablo Marçal e o que há de pior na política

Veja os melhores memes da cadeirada de Datena em Pablo Marçal durante debate

Durante o debate, Marçal foi questionado sobre declarações do tio feitas à produção da Rede TV. À repórter Stella Ferraz, Edson Marçal disse que o sobrinho é “muito inteligente”, mas que não concorda “com o jeito dele de bater nos outros”. O comentário irritou o candidato a prefeito, que tratou de negar ao vivo um pedido feito pelo irmão de seu pai. 

“Meu tio Edson, que me pediu pra gravar um vídeo… Você não vai ganhar vídeo. E se vire para se eleger aí no interior de Goiás. Faz o M aí já que mandou isso para a repórter”, disse Pablo Marçal.

Quem é Edson Marçal?

Atualmente filiado ao Podemos, Edson Marçal tentou sem sucesso se eleger vereador de Mozarlândia em 2004, 2008 e 2016. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito. 

Em 2014, tentou uma vaga como deputado estadual e chegou a sair em fotografias ao lado do governador Ronaldo Caiado. Na época, Edson era filiado ao PRTB, partido pelo qual Pablo disputa as eleições deste ano.

Para a campanha de 2024, Edson Marçal não recebeu nenhuma ajuda financeira do sobrinho famoso. No total, ele arrecadou R$ 56 em doações. O candidato a vereador não declarou bens à Justiça Eleitoral.

Depois do destaque durante o debate, Edson Marçal ganhou uma página no Instagram dedicada a ele, com o nome Eu Sou o Tio Edson. “O Marçal não gravou meu vídeo, mas eu ainda amo ele”, diz a descrição do perfil satírico, que segue apenas a página da candidatura de Pablo Marçal, com o vídeo onde o empresário nega seu pedido como única postagem.

Irmão de Marçal também é candidato

Marçal também tem um irmão que é candidato a vereador em Goiânia neste ano. Trata-se de Hudson Marçal, que está filiado ao Partido Liberal (PL), mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador Wilder Morais. Segundo Hudson disse anteriormente ao Jornal Opção, é a primeira vez que ingressa na política partidária, embora tenha participado de eventos políticos importantes no País, como o movimento estudantil caras-pintadas, que contribuiu para a derrubada do ex-presidente da República Fernando Collor, em 1992.