Campanha “A Vida Por um Fio” apreende mais de cinco mil pipas com linhas perigosas em Aparecida

Ação iniciada em maio ocorre até final de agosto. Material apreendido pela Guarda Civil Metropolitana será incinerado

Material apreendido pela GCM em Aparecida de Goiânia | Foto: GCM

Uma ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu em Aparecida mais de cinco mil pipas com linhas ilegais. A campanha “A Vida Por um Fio” durou 120 dias e é realizada anualmente como forma de conscientização da população para os perigos relacionados às linhas cortantes.


Antecipado para 1º de maio, a GCM iniciou um trabalho educativo que normalmente ocorre nos mês de férias escolares. Com a suspensão das aulas devido à pandemia, crianças e adolescentes passaram a soltar pipas antes do período de temporada.

“Empinar pipa acabou sendo um atrativo e diversão para aproveitar o tempo de isolamento social. Nosso objetivo, no entanto, foi de conscientizar a todos sobre os riscos causados pela aglomeração de pessoas e ao mesmo tempo pelo uso indevido de linhas cortantes que acabam vitimando pessoas.”, afirmou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, inspetor Roberto Cândido.

A GCCM também faz o combate a comercialização do material. ” O trabalho da Guarda Civil também resultou na apreensão de milhares de pipas com esse tipo de material, tendo em vista que em Aparecida temos uma legislação que proíbe usar e comercializar linhas como cerol, chilena, tailandesa e Indonésia”, disse.

No Pipódromo de Aparecida, a fiscalização foi reforçada e a ação seguirá até o final de agosto. Todo material apreendido será incinerado. Denúncias também podem ser realizadas pela população de forma anônima pelo 153 ou pelo WhatsApp 3545-5992

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.