Caminhada e ações de conscientização marcam o Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya em Goiânia e Aparecida

Neste sábado (6/12), as duas maiores cidades do Estado realizam eventos sobre o tema. Na capital, haverá “cortejo fúnebre” do mosquito transmissor; em Aparecida, força-tarefa visitará imóveis

Foto: Arquivo Secom / Aparecida de Goiânia

Foto: Arquivo Secom / Aparecida de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) promove neste sábado (6/12), o Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya. O evento, que é recomendação do Ministério da Saúde, terá como principal atividade uma caminhada, marcada para as 8 horas, partindo do Parque Vaca Brava rumo ao Parque Areião.

Durante o percurso, será realizado o “cortejo fúnebre” do mosquito transmissor das doenças, que será feito com uma obra criada pelo artista plástico Siron Franco. No local de chegada haverá teatro de fantoches, distribuição de material informativo e um laboratório móvel que permitirá a identificação das larvas coletadas.

De acordo com a SMS, no Parque Areião, haverá ainda um estande para recebimento de denúncias com “resposta imediata” e ações de bloqueio. Os cerca de 400 agentes de endemias, que estarão presentes ao evento, realizarão também uma varredura em todas as residências e estabelecimentos comerciais da região.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, afirma que o objetivo do evento é “mostrar a toda a população a importância de se manter domicílios e locais de trabalho livres de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e chikungunya”.

Dados

Segundo a secretaria, as ações contra a dengue e a chikungunya estão sendo desenvolvidas em duas frentes: na capacitação da assistência tanto da rede pública, quanto da rede privada, para atender os casos, e no combate à proliferação do vetor, o que previne as doenças. Em agosto, os profissionais de saúde passaram por treinamento com informações atuais sobre como diferenciar e tratar a dengue e a chikungunya e sobre a Nova Classificação de Dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A maioria dos criadouros do inseto é encontrada em residências e os números são “preocupantes”, explica o órgão. No último trabalho de rotina executado no Setor Sul em Goiânia, por exemplo, foram inspecionados 5.846 imóveis. Desses, 388 tinham focos do mosquito, contabilizando um índice de infestação de 6,63%, que supera a tolerância de, no máximo, 1%, preconizada pelo Ministério da Saúde.

Até o dia 3 de dezembro, haviam sido notificados 26.743 casos de dengue e 18 óbitos pela doença. Da febre chikungunya foram notificados 15 casos, sendo que dez ainda estão em investigação e os dois confirmados foram adquiridos na Guiana Francesa e outro no Caribe. Os outros três casos foram descartados.

Aparecida

Já na cidade do prefeito Maguito Vilela (PMDB), no Setor Buriti Sereno I, agentes farão visitas domiciliares; manejo ambiental; UBV costal motorizado (bloqueio); inspeção em caixas d´água; recolhimento de lixo de risco em terrenos baldios; recolhimento de pneus e ações educativas. “A previsão é visitar 2.138 imóveis somente neste sábado e depois dar continuidade à Ação durante a semana nos 10 bairros com maior número de casos notificados de dengue”, afirma o Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da cidade, Iron Pereira.

O ponto de partida será na na Avenida Liberdade em frente ao 2º CRPM. 80 servidores participarão da ação que tem como objetivo orientar a população para a importância dos cuidados diários e assim não deixar garrafas, potes, calhas e caixas d´água sem tampa, pois são locais propícios para a proliferação do mosquito da dengue.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Aparecida, cerca de 9 mil casos foram registrados até o mês de novembro no município e 4 óbitos confirmados. Em 2013 o número chegou a 14 mil.

Ambos eventos têm apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que realiza ações conjuntas com as prefeituras. Entre os órgãos participarão estão a Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT).

Serviço

Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya
Data: 6/12
Horário: 8 horas
Em Goiânia – Local: Parque Vaca Brava até o Parque Areião, passando pela Av. Edmundo de Abreu (antiga 4ª radial)
Em Aparecida de Goiânia – Local: Avenida Liberdade, em frente ao 2º CRPM, Jardim Buriti Sereno I

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.