A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira, 8, em retorno aos trabalhos para o segundo semestre, o Projeto de Lei 00483 (PL) que cria o Dia de Combate à Gordofobia no município.

De acordo com a autora do texto, vereadora Aava Santiago (PSDB), há um crescimento no número de mulheres que estão desenvolvendo transtornos alimentares para se encaixarem em “padrões de adoecimento social coletivo”.

“A ideia com isso é que a próxima geração de meninas não tenha que passar pelo que minha geração ainda enfrenta. Então, a gente tem visto mulheres se sacrificando com dietas malucas, cirurgias, e assim por diante, para se encaixar, quando na verdade a sociedade está doente exigindo isso delas”, justificou.

Aava lembrou recentemente o episódio envolvendo a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), em que ela foi perguntada se gostaria de um hambúrguer para se acalmar durante um discurso no Congresso Nacional. “Se uma deputada federal passa por isso, imagina o que não passa mulheres e meninas anônimas da nossa cidade”, questionou.

Dia contra a Gordofobia

O Dia Municipal de Combate à Gordofobia deverá ser realizado anualmente no dia 10 de setembro. A proposta será encaminhada ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para a sanção ou veto.

Conforme estipulado pelo artigo 2º do projeto, define-se gordofobia como o ato de manifestar preconceito, aversão ou praticar discriminação social, política e econômica direcionados àqueles que são identificados como indivíduos de peso corporal maior.

A vereadora também enfatiza que, dentro da proposta, as autoridades municipais estão autorizadas a empreender iniciativas e eventos que visem fomentar o respeito e a consideração pelas pessoas que apresentam sobrepeso ou obesidade, em colaboração com organizações da sociedade civil.

No contexto educacional, de acordo com a disposição única, é obrigatório a implementação de ações de conscientização, prevenção e repressão ao bullying escolar, conforme estabelecido nos termos da Lei nº 9.073, datada de 19 de setembro de 2011.

Leia também: