Câmara defende preenchimento de vazios urbanos antes de expansão em Goiânia

Esse ├® um dos pontos mais pol├¬micos do Plano Diretor, que deve ser discutido na Casa nos pr├│ximos dias

Foto: Alexandre Tavares

O Plano Diretor est├í prestes a chegar ├á C├ómara Municipal de Goi├ónia para ser discutido. H├í, no entanto, fortes especula├º├Áes de que o texto deve conter propostas de expans├úo urbana que possam beneficiar empres├írios ligados ao prefeito Iris Rezende (MDB). O presidente da Casa, Rom├írio Policarpo (Pros), disse, por├®m, que, caso isso ocorra, ser├í duramente combatido pelo Legislativo.

“Tomamos uma posi├º├úo de que quem vai discutir qualquer expans├úo ├® a C├ómara, independente das ├íreas sugeridas pelo Pa├ºo Municipal, a ideia ├® que esse processo seja zerado e todos aqueles que tenham interesse se manifestem por meio de audi├¬ncia p├║blica com a presen├ºa da sociedade civil”, afirmou e justificou que isso evitar├í um crescimento descont├¡nuo da cidade.

Para Policarpo, essa descontinuidade ├® um problema que acabou gerando grandes vazios na Capital e, por isso, a ideia ├® trabalhar para o preenchimento desses espa├ºos antes de qualquer nova interven├º├úo. “Se assim a Prefeitura tamb├®m pensar, haver├í consenso, caso contr├írio, vai haver queda de bra├ºo”, anuncia.

Apesar disso, o presidente destaca que ├® at├® complicado falar em expans├úo j├í que at├® hoje o texto final do Plano Diretor, atrasado desde 2018, n├úo chegou ├ás m├úos dos vereadores. A C├ómara criou uma comiss├úo para analisar a mat├®ria, que se prop├┤s a iniciar os trabalhos na quinta-feira passada, com leitura da minuta dispon├¡vel na Internet, mas o trabalho foi jogado fora quando os integrantes souberam que o conte├║do foi modificado na Casa Civil.

A┬áSecretaria Municipal de Planejamento e Habita├º├úo (Seplanh), no entanto, ainda n├úo informou quais teriam sido essas altera├º├Áes. O grupo formado por┬áSabrina Garc├¬s (PTB), Wellington Peixoto (MDB), Anselmo Pereira (PSDB), Cabo Senna (PRP) e Jair Diamantino (PSDC)┬á n├úo tomou conhecimento ainda e veem seu trabalho freado com o atraso do texto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.