A Câmara Municipal de Goiânia inicia nesta quarta-feira, 1, o ano legislativo de 2023 com posse de vereadores e projetos de iniciativa parlamentar na pauta do Plenário. Logo após a abertura da 126ª Ordinária da 19ª Legislatura, o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), recebe os pedidos de renúncia de Clécio Alves (MDB) e Mauro Rubem (PT) e efetiva os suplentes Denício Trindade (MDB) e Katia Maria (PT) no colegiado. Em razão dos novos ocupantes das cadeiras no parlamento municipal, o plenário da Câmara de Goiânia definirá nos próximos dias os vereadores na Mesa Diretora e nas Comissões

Clécio Alves e Mauro Rubem foram eleitos deputados estaduais no pleito de 2 de outubro e tomam posse na Assembleia Legislativa também nesta quarta-feira, quando começa a nova legislatura da Casa. Em razão das renúncias e da efetivação dos novos ocupantes das cadeiras no parlamento municipal, o Plenário da Câmara de Goiânia definirá nos próximos dias os vereadores que os substituição na Mesa Diretora e nas Comissões.

O republicano é o 1º vice-presidente da Casa e preside a Comissão Finanças e Orçamento. O petista comanda a Comissão de Saúde e é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A eleição do novo 1º vice-presidente tem de ser realizada em sessão convocada com 48 horas de antecedência. Os substitutos das comissões podem ser definidos por meio de acerto entre as bancadas dos partidos, sem necessidade de realização de sessão específica.

Após a renúncia e posse dos vereadores, o Plenário pode passar à pauta da Ordem do Dia, que nesta quarta-feira contém apenas matérias de iniciativa dos próprios vereadores. A pauta prévia também contém 10 requerimentos, todos solicitando autorização da Mesa Diretora e do Plenário para a realização de Sessões Especiais no decorrer da legislatura.