Câmara aprova cabeamento subterrâneo de energia em Goiânia
23 maio 2018 às 14h06

COMPARTILHAR
Empresas de distribuição de energia elétrica terão 20 anos para implementar mudanças

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em segunda e última votação, projeto que obriga o município a instalar cabeamento subterrâneo de linhas de transmissão de energia acima de 69 quilovolts, as chamadas redes de alta tensão. O projeto de lei, de autoria do vereador Elias Vaz (PSB), segue para a sanção do prefeito.
A proposta estabelece prazo de 20 anos para que as concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica façam a substituição, mas exige a troca anual de pelo menos 5% dos cabos, com previsão de multa em caso de descumprimento.
“É um tipo de investimento que é mais caro no início, mas que traz benefícios a longo prazo. A cidade terá menos problemas com rompimentos de cabos, falta de energia e acidentes, sem contar a questão da poluição visual”, defende Elias. A previsão é de que sejam plantadas árvores no lugar dos postes removidos após a retirada do cabeamento aéreo.
A lei deve contemplar inclusive os projetos que ainda não estejam totalmente implantados. “Seja por não ter sido iniciada a implantação, interrupção por falta licença ou pendência no cumprimento de preceitos legais. Queremos também auxiliar na adequação dos projetos que encontram dificuldades no cumprimento de todas as exigências legais”, explica.