Caiado empossa Adib Elias como titular da Secretaria de Infraestrutura

11 março 2025 às 16h15

COMPARTILHAR
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, empossou, nesta terça-feira, 11, Adib Elias como novo titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Durante a solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, Caiado ressaltou a importância da pasta para o desenvolvimento do estado e estabeleceu uma meta: “Até 2026, é pra Goiás ser primeiro lugar em infraestrutura no Brasil”.
A nomeação de Adib Elias ocorre em um momento em que Goiás o governo estadual pretende ampliar essa notoriedade, que já é modelo em outras áreas, com um forte investimento em infraestrutura. “São dois anos em que vamos mostrar para o país nossa capacidade de fazer parcerias e avançar com celeridade na apresentação de projetos executivos e andamento de obras”, afirmou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela reforçou que Adib Elias chega para somar forças no momento em que a infraestrutura é a grande prioridade da gestão. Segundo ele, o governo de Caiado tem se mostrado o mais municipalista das últimas três décadas, garantindo avanços em todas as regiões do estado. “Vamos efetivar a execução do maior plano de infraestrutura do Brasil em 2025 e 2026”, destacou Vilela.
O novo secretário de Infraestrutura agradeceu a confiança depositada pelo governador e ressaltou que a infraestrutura é essencial para impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população. “Durante muito tempo, num passado recente, a falta de investimentos estruturais impediu que o Estado fosse plenamente atendido. Hoje, essa realidade passa por rápida mudança”, afirmou Adib Elias.
O novo titular da Seinfra destacou ainda que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por seu antecessor, Pedro Sales, e intensificar os investimentos na área. “Estamos construindo o futuro que queremos para Goiás: moderno, dinâmico e preparado para os desafios do século 21”, pontuou.
A Seinfra foi criada em 2023 e, até então, era comandada por Pedro Sales, que agora se dedicará exclusivamente à presidência da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Sales destacou que este é “o ano da infraestrutura” e afirmou que grandes obras estão sendo preparadas para todo o estado. “Teremos uma relação direta com Adib para dar continuidade aos projetos estruturantes do Estado”, disse.
A escolha de Adib Elias para liderar a Seinfra também foi elogiada pelo titular da Goinfra, que ressaltou a experiência do novo secretário. “Ele tem uma lista de serviços prestados e de obras realizadas na cidade de origem (Catalão). A infraestrutura está em sua biografia, e isso nos dá o conforto de saber que fará um grande papel”, afirmou Pedro Sales.
Perfil e desafios
Médico por formação, Adib Elias tem uma longa trajetória na vida pública. Foi prefeito de Catalão por quatro mandatos e deputado estadual por Goiás em três oportunidades. Ele é considerado um dos principais representantes da região da Estrada de Ferro e de diversos municípios vizinhos.
Entre os grandes desafios que ele enfrentará na nova função está a gestão do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e a ampliação das parcerias com a iniciativa privada para acelerar a execução de obras e destravar projetos rodoviários. O governo estadual pretende investir R$ 300 milhões na construção e revitalização de 50 trechos rodoviários em diversas regiões do estado.
A solenidade de posse foi marcada pela presença de diversas lideranças políticas, que ressaltaram a importância da infraestrutura para o desenvolvimento de Goiás. Para Adib Elias, os desafios são grandes, mas a determinação do governo em fazer de Goiás uma referência nacional na área será o principal motor para avançar com os projetos.
Leia também:
5ª Conferência do Meio Ambiente de Goiás define propostas e vota delegados ambientais
Prefeitura entrega reforma do CROF e prefeito fala em ampliação do investimento em pessoal