Bolsonaro chega a Goiás para inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul

Previsão é de que trecho de 172 km na Ferrovia Norte-Sul, entre São Simão e Estrela D’Oeste estará 100% operacional até o fim de julho deste ano

Presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro participa nesta quinta-feira, 4, da inauguração de trecho de 172 km na Ferrovia Norte-Sul, entre São Simão, município ao sul de Goiás e Estrela D’Oeste (SP), com presenças do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, representando Ronaldo Caiado que se recupera de uma infecção. Além dele, está o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e representantes da concessionária Rumo.

O terminal teve custo de construção de mais de R$ 80 milhões e tem expectativa de movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas por ano de soja, milho e farelo de soja, o que equivale a 80 mil caminhões, anualmente.

Com duração de 30 anos, o contrato gerido pela Rumo compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão 100% operacionais até o fim de julho de 2021.

Pandemia

O Brasil registrou recorde de mortes por Covid-19 durante dois dias consecutivos, e mesmo com as recomendações de isolamento social o presidente Jair Bolsonaro chegou a Goiás para participar da cerimônia de inauguração, sendo recebido pelos apoiadores com gritos de “mito”.

Lembrando que na última segunda-feira, 1º, o governador Ronaldo Caiado assinou em conjunto com outros 15 governadores, uma carta em resposta a publicações do presidente sobre os repasses da União para o enfrentamento da pandemia.

O conflito foi gerado entorno das verbas repassadas durante o enfrentamento da doença. Os autores da carta chegaram a escrever que a Constituição estabelece receitas e obrigações a todos os entes federativos.  Os governadores disseram que são utilizados valores repassados para auxílio emergencial, suspensões de pagamentos de dívida federal por acordos e decisões judiciais anteriores à Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.