Bolsonaro quer acabar com a Lei de Responsabilidade Fiscal?

“Os indícios de que Bolsonaro deseja destruir um dos principais pilares da recuperação econômica brasileira pós-hiperinflação são cada vez mais evidentes”

A Lei de Responsabilidade Fiscal impôs certa ordem nas contas públicas dos governantes brasileiros. Talvez seja uma das principais criações do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Entretanto, segundo a nota “O flerte de Bolsonaro com o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal”, da revista “Veja”, o presidente Jair Bolsonaro — eleito com um discurso moralizador — sinaliza que quer mudança exatamente na legislação que moralizou o uso do dinheiro público.

Jair Bolsonaro, presidente da República | Foto: AFP

“Correu nos Whatsapps dos investidores” a “informação” de “que Bolsonaro pediu a seus assessores uma forma de contornar a Lei de Responsabilidade Fiscal para poder reduzir impostos sem indicar contrapartida. Pois foi justamente o que ele” ao desonerar “gás e diesel sem explicar de onde viria o dinheiro. Os indícios de que Bolsonaro realmente deseja destruir um dos principais pilares da recuperação econômica brasileira pós-hiperinflação são cada vez mais evidentes”.

A rigor, Bolsonaro não falou em acabar com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas o que a revista está dizendo é que, se continuar a agir como agora, está caminhando para miná-la. Gestores irresponsáveis, como vários prefeitos, vão agradecê-lo… Mas os brasileiros vão… chorar. Porque terão de trabalhar ainda mais para sustentar máquinas públicas que gastam muito, e sobretudo gastam mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.