Com informações de Cilas Gontijo*

Em visita a Goiânia nesta sexta-feira, 14, Jair Bolsonaro (PL) disse estar “99% alinhado com Caiado no tocante à reforma tributária”. O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu o ex-presidente no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, para um bate-papo “descontraído” ao lado de outras lideranças políticas da direita no Estado.

Durante o encontro, Bolsonaro falou com a imprensa e externou seu descontentamento com a reforma aprovada pela Câmara dos Deputados. “Conversei pouca coisa com o Wilder e tenho conversado com a nossa bancada”, apontou. A expectativa é que o Senado Federal recue em alguns pontos que tem sido alvo de críticas por parte de governadores e prefeitos.

Bolsonaro disse ainda que tem interesse de eleger prefeitos em todo o país e que articula para eleger nomes em Goiás. “Isso faz parte do jogo político também”, argumenta.

O encontro acontece uma semana após a aprovação do texto na Câmara com o apoio do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A sustentação de Tarcísio a matéria estremeceu a relação entre o governador paulista e a direita ligada à Bolsonaro.

Ronaldo Caiado é a principal liderança na defesa de autonomia dos governadores e prefeitos, dilacerada pelo Conselho Federativo. A defesa de Caiado aos entes que podem sair prejudicados pelo texto gabarita o governador a disputar a presidência em 2026.

Leia também:

Saiba quais políticos estiveram nesta manhã com o ex-presidente Jair Bolsonaro

Depois de apoiar a reforma tributária, Tarcísio é hostilizado em reunião do PL; até por Bolsonaro