Bolsonaro é denunciado por crime contra a Humanidade no Tribunal Penal Internacional

União Brasileira de Escritores solicitou à Corte, sediada nos Países Baixos, que abra um investigação contra o deputado brasileiro por “apologia à tortura”

Presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos

Presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos

A União Brasileira de Escritores (UBE) solicitou, nesta quarta-feira (27/4), ao Tribunal Penal Internacional sediado em Haia, nos Países Baixos — o Tribunal de Haia –, que abra investigação criminal por crimes contra a Humanidade contra o deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ).

Segundo o pedido, Bolsonaro elogiou — ao vivo e em rede nacional — um dos mais notórios torturadores da ditadura militar, o coronel Brilhante Ustra, durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal, no dia 17 de abril de 2016.

A UBE entende que, pela homenagem ao coronel Ustra, e, por extensão, às suas obras e ações voltadas à prática da tortura, o deputado Jair Bolsonaro é” um apologista evidente do crime de tortura”.

“Essa conduta de Jair Bolsonaro representa o ato desumano de infligir dor intencional e sofrimento mental sobre as vítimas do coronel Ustra e aos membros da família dessas vítimas, assim como a toda a comunidade brasileira” explicou o presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos.

Segundo ele, tal conduta deve ser qualificada como crime contra a Humanidade pelo qual o deputado Jair Bolsonaro deve ser investigado e chamado a prestar contas ao Tribunal de Haia.

A nota afirma, ainda, que, além de ser apologista implacável do regime militar, Bolsonaro se auto declara preconceituoso, racista, homofóbico e opositor aos direitos indígenas e homossexuais, bem como “um debochado proponente de um sistema de quotas para congressistas negros”.

Discurso

Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) durante entrevista ao Jornal Opção | Foto: Renan Accioly / Jornal Opção

Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) durante entrevista ao Jornal Opção | Foto: Renan Accioly / Jornal Opção

Ao declarar seu voto favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Bolsonaro falou no golpe de 1964 e homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que, segundo ele, é o “pavor de Dilma Rousseff”.

“Nesse dia de glória para o povo brasileiro tem um nome que entrará para a história nessa data, pela forma como conduziu os trabalhos nessa casa. Parabéns, presidente Eduardo Cunha. Perderam em 1964. Perderam agora em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula que o PT nunca teve, contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo, pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo Exército de Caxias, pelas nossas Forças Armadas, por um Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos, o meu voto é sim.”, discursou.

Resposta 

Em nota encaminhada à imprensa, Bolsonaro diz que vê com “estranheza” o pedido da UBE, uma vez que, segundo ele, não existe condenação por crime de tortura contra o coronel Brilhante Ustra. Sendo assim, ele não homenageou qualquer torturador.

Veja abaixo na íntegra:

“Em nenhum momento foi feita homenagem a qualquer torturador, considerando a inexistência de sentença condenatória atestando que o Coronel Ustra tenha praticado crime de tortura.

O que existe são apenas acusações de pessoas que não devem ser levadas em consideração, pelo fato de terem interesse em receber indenizações por motivação política.

O Coronel Ustra foi um bravo que lutou para evitar que o Brasil fosse comunizado e se transformasse numa imensa Cuba. Estranha também que a UBE não tenha a mesma preocupação com os parlamentares que homenagearam Marighella, Lamarca, Prestes e outros criminosos.”

Deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ)

 

 

97 respostas para “Bolsonaro é denunciado por crime contra a Humanidade no Tribunal Penal Internacional”

  1. Bolsonárico disse:

    Se eu elogiar o Chê Guevara – famoso terrorista e responsável por milhares de fuzilamentos – passarei pela mesma situação?

  2. si disse:

    Ahhhh para vai. Crime contra humanidade foi o que o molusco fez com o brasil. Cana nele.

  3. Odair Costa disse:

    so pode apologia ao estao islamico,a ao fidel castro

  4. Alexandre Schmitt disse:

    Recomendo que confiram o artigo 53 da Constituição de 88 antes de compartilhar isso…abraço

  5. sergiora disse:

    Ele não fala toda a verdade, o Ulstra só não foi condenado em última instância porque a Lei de Anistia não permitia isso…

  6. Karen disse:

    Revolucionários não são criminosos. São resistentes a escravidão do capital.
    Ustra não eh de ideologia nenhuma, eh torturador. Eh mercenário, psicopata.

  7. Karen disse:

    Pela justificativa se percebe que esse bolsonaro eh um louco, não tem noção do que fala. Eh burro.

  8. thiago disse:

    ele não foi condenado porque, além de estar no comando à época da ditadura, a anistia, infelizmente, abrangeu torturadores também. Mas é uma desculpa esfarrapada. claro. E tem declaração desse Bolsonazi aí defendendo tortura em vários vídeos, mas, claro, tem gente que acha que o Bolsoshit é o messias e o mundo inteiro está errado e ele e seus amigos viúvas de ditadura estão certos.

  9. Roger1910 disse:

    Esse Bolsonaro é um inútil que ganha votos explorando a imbecilidade dos fracassados e vagabundos em geral. Mau caráter ao extremo. Espero que se dê muito mal, agora.

  10. DANIEL disse:

    PRISAO PARA ESTE APOLOGISTA DA TORTURA. TORTURA É CRIME HEDIONDO. BANDIDO. EXTRADITAR ESTE CANALHA PARA HAIA , PARA ELE RESPONDER PELO CRIME.

  11. João Helio disse:

    Já encheu o saco já né? Para. Pode defender o Marighella, o Che Guevara, Fidel Castro, Coreia do Norte, a URSS que juntos mataram mais de 100 milhões de pessoas, e pode inclusive ter uma assassina na presidência. Mas considerar alguém torturador sem provas concretas, beira o ridículo.

    • Irley Madazzio disse:

      Foi uma guerra, houve tortura sim, não se trata de quem errou mais, mas de quem errou. Se fosse com vc e sua família não diria isso.

    • Viviane Falkembach disse:

      Existem provas bem concretas.

    • Emanuel Fernandes Lacerda disse:

      O retardamento mental dos bolsominions é tanto que até hoje procuro alguém defendendo esse tal de che e afins. Eu hein?!

    • Rídiculo é o seu comentário. Sem provas concretas? Não sei qual o adjetivo que combina mais com você, se é o de ignorante, o de hipócrita ou de sonso mesmo.

    • Diego Mackedanz Duarte disse:

      CARA, PELO AMOR DE DEUS, NÃO FALA MERDA!

      Ninguém homenageou o Ustra por buscar um país melhor, por crer que o Brasil viraria uma potencia, por acreditar que poderia ser um país de primeiro mundo! Homenagearam ele como “o pavor de Dilma Russeff”, agraciando ele por cometer desumanidades. Ninguém defende Che por ser racista, homofóbico ou torturador violento. Homenageiam ele por ser o simbolo do socialismo, da luta das classes desfavorecidas contra as classes opressoras, pelo ideal de liberdade!

      Sinceramente, FODAM-SE esse ideais, quem elucida ele apenas por isso e caga pra história real dele, é um bosta também. Mas o bolsonaro nem se deu a trabalho de disfarçar a idolatria dele justamente por ele ser um monstro. E mais! Em outras ocasiões, falou que o erro dos militares foi ter torturado, e não matado todos. Ora, como alguém que faz apologia a um criminoso, à tortura e à assassinatos em massa, sai impune e tenta ser presidente da república? A que ponto chegou a alienação?

    • Roseanne Britto disse:

      Você sabe quantas pessoas nas periferias desse Brasil são mortas pela polícia por ano? Vc sabe quantas pessoas nas periferias dos países capitalistas morrem por ano? Vc sabe quantos negros das periferias morrem assassinados por ano? Vc sabe qual é a estrutura estratificada de quem está preso no nosso sistema penal? Vc não sabe nem o que está falando, infeliz. Fazer comparação de Che Guevara com Bolsonaro é um acinte à inteligência de qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento histórico. Che foi um revolucionário. Bolsonaro é um crápula que mama nas tetas do Estado há anos, um burocrata com indícios fortes de enriquecimento ilícito, com aumento exorbitante de seu patrimônio em descompasso
      á sua renda como deputado. Ler é o melhor remédio. Ideologia vazia já deu margem ao nazi-fascismo. É o que estamos vendo hoje com esse estrume do Bolsonaro. Um ser abjeto, o que há de pior sob a face da terra e os seus zumbis seguidores.

    • Luan Van Der Ramos disse:

      Se voce nao esta indignado por conta do elogio a um torturado – sim, aceite, ele é um torturador – fique indignado com a menção honrosa ao Eduardo Cunha – tanto esquerda, como direita, estão indignados com esse homem. Jair parabenizar um canalha corrupto desses, ja mostra a que ele veio.

    • João Helio disse:

      Tantos comentários e somente um sem ofensas, xingamentos e com argumentos passíveis de uma discussão adequada. Pra ver como a educação tá indo longe com a esquerda no poder

  12. Gustavo Horta disse:

    Tá vendo?
    Não somos todos Cu-nha!
    Não somos todos GOLPISTAS!
    Não somos todos SABOTADORES DA NAÇÃO!
    Não somos todos TRAIDORES!
    Não somos todos JUDAS, JOAQUIM SILVÉRIO, CALABAR!
    Por ser um golpe, e vendido para tantos como um impeachment, muitos acreditam que são iguais a esta gente.
    Nós não somos assim.

    Esta canalha GOLPISTA, SABOTADORA, TRAIDORA, formada pelos JUDAS, CALABAR, JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, esta quadrilha que se apossou de nosso país e que tem o apoio maciço dos meios de comunicação – TODOS, NÃO ESCAPA NENHUM – não nos representa.

    ESTA QUADRILHA NÃO NOS REPRESENTA.

    Uma minoria dentre eles recebeu o voto popular. Estão ali por conta de uma legislação eleitoral fajuta, corrupta e corrompida, elaborada cuidadosamente pela CIA em conjunto com a DITADURA e “aperfeiçoada” pela gangue legislativa em 1988.
    Foi assim que esta quadrilha, QUE NÃO NOS REPRESENTA, se apoderou do país e tenta se apoderar também de nosso povo.

    NÃO CONSEGUIRÃO!

    #FORACUNHA

    >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/27/hoje-pela-manha-e-deu-nisso-uma-retrospectiva-bem-cansativa/

  13. José Ruiz disse:

    pelo menos alguma coisa de normal nesse país.. bolsonaro devia ser expulso.. do mundo..

  14. Mauro Vieira disse:

    Quem tem ideologia contrária a dele, é criminoso? Estranho isso.

  15. Maria Lucia Cardoso disse:

    Esse sujeito mais o cunha, são a encarnação do demo.

  16. Manoel disse:

    Esquerda insiste em acabar com a reputação do bolsonaro mais não vão conseguir já sabemos a verdade chega de metira, bolsonaro 2018!!!!! brasil acima de tudo deus acima de todos

  17. palexandre disse:

    Viu o que deu a Lei de Anistia de 1979. Agora nao existe torturador porque nao tem condenaçao. É o resultado de mudanças de regime sem catarse.

  18. Luiz Alberto disse:

    Tomara que ele perca o mandato, e deixe muitas viuvas de luto, entre elas a terrorista joyce ex-veja.

  19. GIU Shan disse:

    não apoio o e nem gosto dele , mais ele tem direito a opinião , ele fala a merda que dé na telha ele nm tortura ninguem pois é contra le , falar e opinar não devia ser , se sensurar opiniões e pensamentos por mais idiotas e imbecis q sejam é errado

  20. Paulo Teixeira disse:

    Pelo menos a cana dura que ele vai pegar não será nas mesmas condições do presidiário brasileiro. Menos mal.

  21. Maria José Ramos disse:

    É só fascistas!…

  22. joao setaro disse:

    Tem que ser mesmo em suprema corte internacional,porque aqui no brasil nao havera nenhuma punicao por este ano hediondo .Nem no congresso nem STF

  23. NMary Costa disse:

    ele foi bem claro durante o voto, homenageou o torturador e ainda enfatizou “o pavor de Dilma Rousseff”, me perdoem mas por mais que sejam boas as intenções (aos olhos dos bolsominions) desse Bolsonaro essa atitude foi abominável, triste será se ele e sua corja ganhar em 2018, Brasil livre como temos hoje chegará ao final num piscar de olhos..

  24. KMC disse:

    E desde quando o Tribunal Penal Internacional se basearia se o Coronel Ustra foi ou não condenado pelo Brasil? kkkkkkkkkk. Esse cara além de ser um idiota infame é um burro iletrado. Pobre de um país como um Brasil que elege um deputado semi-analfabeto, metido a nazista (mande ele contatar os neonazistas alemães que a resposta será fatal – eles não curtem pseudo-arianos tupiniquins). Esse filho de uma mãe merecia era cadeia!

  25. POR APOLOGIA À TORTURA E AO GENOCÍDIO AQUELE GENERALETE FRANCÊS QUE VS SABEM PERDEU O DIREITO DE USAR O SEU UNIFORME E SUAS MEDALHAS. E ESTE CAPITANZÓIDE BANANEIRO VAI SAIR COM QUE DAS JUSTIÇAS INTERNACIONAIS? UM BEIJO NA BOCA???

  26. Nangil disse:

    Sabe o que vai acontecer? Nada

  27. Julia Bernstein disse:

    Vocês deveriam fazer a matéria completa questionando a resposta do Bolsonaro pq SIM existe condenação por crime de tortura:

    Em 2008, por decisão em primeira instância do juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, o coronel Ustra tornou-se o primeiro oficial condenado em ação declaratória por sequestro e tortura, mais de trinta anos depois de fatos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985).[12] [13]

    Publicada em 9 de outubro de 2008, a sentença é o julgamento, em primeira instância, ao requerimento de dois ex-guerrilheiros e seus filhos Janaína de Almeida Teles, Edson Luis de Almeida Teles, César Augusto Teles, Maria Amélia de Almeida Teles e uma quinta pessoa, Criméia Alice Schmidt de Almeida, que acusaram Ustra, agente de órgãos de segurança nos anos 1970, de sequestro e tortura em 1972 e 1973, requerendo à Justiça que, através de uma ação declaratória, ele fosse reconhecido como torturador.

    Na sentença, ficou reconhecido que o militar, na qualidade de chefe de operações do DOI-CODI de São Paulo, deveria saber que naquele lugar eram feitas sessões de interrogatório. Baseado em depoimento de Persio Arida ao final, julgou:

    ” Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido formulado pelos autores César Augusto Teles, Maria Amélia de Almeida Teles e Criméia Alice Schmidt de Almeida…. JULGO IMPROCEDENTE o pedido formulado pelos autores Janaína de Almeida Teles e Edson Luis de Almeida Teles…”.

    — GUSTAVO SANTINI TEODORO Juiz de Direito

    retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_Brilhante_Ustra (com muitas fontes)

  28. Carlos larré disse:

    Este infeliz deste deputado safado e canalha é um NAZISTA! E aqueles que o elegeram e apoiam este verme de esgoto também são NAZISTAS!

  29. Saverio Venturelli Neto disse:

    Isso ai um traste desse não pode pasar impune.Espero que o tribunal internacional faça justiça,porque aqui,vira pizza.

  30. Anastacia disse:

    Ele está pensando que a Corte de Haia é o STF.

  31. Carlos Mendes disse:

    Viva Che, viva Stalin, viva hitler, viva Lênin, viva Pol Pot, viva Maduro. Não ousem avivar o Coronel Brilhante Ustra.

  32. Cláudio Kiari disse:

    Tem uns desavisados por aí fazendo infelizes comparações entre Ustra e Guevara. A história está documentada, viu?! É só estudar um pouco!!! Quanto ao Bolsonaro, esse IMBECIL vai rodar e não vai demorar.

  33. Ike disse:

    A propósito, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) homenageou a uma assassino, torturador e terrorista Carlos Marighella, e isso não conta? Aí pode, né!

  34. Edson de Abreu disse:

    VAI SER EXTIRPADO DO CONGRESSO SEU LIXO

  35. Gilvan Souza disse:

    Não vai dar em nada… Existe a lei da anistia o Coronel Ustra não foi investigado, se abrirem investigação a lei da anistia tem que acabar e isso implica em prisão de terroristas também. E vocês sabem de quais terroristas eu falo…

  36. bibliofernando disse:

    Psi-co-pa-ta!

  37. Antonio Castro disse:

    Bolsonaro sintetiza bem seus eleitores cariocas e seus seguidores Brasil afora, não donos de suas falas, quando nada o seguidores dele, são cópias baratas e insensatas de personagens violentos, abjetos e escrotos.

  38. Débora disse:

    Claro, não há condenação a Ustra, porque esta Anistia vergonhosa perdoou torturadores e ditadores. Foram os próprios golpistas que a conceberam para se safarem.Mas há vítimas, há muitas vítimas, relatos…se isto não valer então o Holocausto não aconteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.