Boca Juniors deve ser eliminado da Libertadores

15 maio 2015 às 18h18

COMPARTILHAR
A Conmebol pode ainda punir o time com um ano de suspensão de competições internacionais. Sentença sai no sábado (16)

Bruna Aidar
Depois de torcedores do Boca Juniors atacarem jogadores do River Plate com spray de pimenta no jogo de quinta-feira (14), a Conmebol deve punir com rigor o time de La Bombonera. Segundo o jornal argentino La Nación, o Boca será eliminado da Libertadores e também ficará um ano suspenso de competições internacionais.
A Confederação Sul-americana de Futebol (Comenbol) pode ainda impedir o Boca de disputar torneios da entidade por dois anos. A partida teve de ser interrompida antes do início do segundo tempo, enquanto ainda estava empatada em zero a zero (resultado que classificaria o River).
Com a suspensão do Boca, o River Plate passa para a próxima fase e pega o Cruzeiro nas quartas de final da competição. O anúncio oficial da Comenbol será feito até o sábado (16). O prazo foi estabelecido para que o Boca possa apresentar sua defesa. Por hora, o estádio La Bombonera está interditado.
A direção do River Plate foi à Assunção, no Paraguai, onde está reunida a cúpula da Comenbol, para levar os documentos e provas do ataque. O River pretende se basear artigo 23 do Regulamento Disciplinar da entidade para garantir que o Boca seja eliminado – e não que se realize outra partida com portões fechados. O artigo determina que o time
O Secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, responsabilizou o Boca Juniors pelo episódio. “Houve negligência por parte do clube na hora de providenciar a segurança interna”, disse.
Também deve pesar na decisão da punição o comportamento de alguns jogadores do Boca, que foram até o lado da torcida em que ocorreu a agressão e aplaudiram os torcedores. As imagens do jogo mostram ainda que jogadores do Boca riam dos adversários enquanto eles recebiam atendimento no campo.